Na Grécia Antiga o teatro era um compromisso social das pessoas. E, a participação nesse concurso teatral tem oportunizado a toda a equipe escolar o envolvimento e o comprometimento com o grande bem comum da humanidade: a água.
A escrita do roteiro da peça teatral tem sido um processo realizado a muitas mãos, à medida que os alunos, ao serem reunidos em equipes, a partir do texto base, tem manifestado muita criatividade ao fazerem as suas inserções para o texto final.
E, esse processo de produção coletiva tem gerado inúmeros aprendizados constituindo-se num processo pedagógico riquíssimo, à medida que esse processo de construção coletiva remete-nos a ideia do tecer. E, segundo o dicionário, tecer, tem sua origem na palavra entrelaçar. O entrelaçamento gerado pela participação nesse teatro sem sido amplo perpassando as dimensões atitudinais, procedimentais e conceituais.
E, ao analisarmos a produção dos alunos temos, enquanto professores, ficado impressionados e muito contentes, com as manifestações de criatividade mas acima de tudo, de sensibilidade e cuidado, para com o nosso bem comum tão precioso, a água.
Como uma alternativa para a escolha das frases que comporão o roteiro teatral optamos por entrelaçar as ideias dos diferentes grupos. E ... não é que isso tem dado muito certo? O teatro tem se transformado num verdadeiro relicário de ideias, sensações e emoções!
1 comentários:
É riquíssimo instigar nos alunos a construção da dramaturgia teatral e possibilitar a expressão criativa através da escrita do texto dramático. Parabéns!
Postar um comentário