POR QUE O CANO ENTUPIU?
Ao receber as crianças logo no início da manhã, Yan
ao chegar se dirigiu até as professoras e disse: " Profe, entupiu
o ralo do chuveiro lá na minha casa, tinha um monte de sujeira e cabelo dentro
do cano". Aproveitando, sentamos para uma roda de conversa e
perguntamos o que realmente pode ou não ir pelo cano?
Não demorou para aparecer as respostas pois é uma
realidade que as crianças vivem e presenciam diariamente.
"Quando minha mãe lava louça vai um monte de
sujeira e comida pra dentro da pia", disse Luiz.
"A minha mãe coloca cabelo no cano do
chuveiro", falou Yan.
Após os relatos, convidamos as crianças para
fazer um passeio no CEI para observarmos como está sendo utilizada a água na lavação
das louças na cozinha e das roupas na lavanderia. Também observar o
reservatório de água do CEI e a rede de esgoto e explicamos para os funcionários
porque devemos economizar água e o que é esgoto sanitário.
Para que as crianças
percebam o mundo ao seu redor, fizemos alguns recortes da vida cotidiana.
Assim, através de uma pesquisa realizada com os pais abordamos um espaço que está muito próximo delas, a rua e o
bairro onde moram, sendo estimuladas a fim de que usem todo seu potencial
perceptivo para fazer uma leitura significativa do mundo em que vivem,
observando, questionando, opinando e propondo possíveis soluções.
A participação dos pais foi significativa pois através dos relatos demonstraram o interesse pelo tema que estamos abordando no projeto.
PRESERVE O MEIO AMBIENTE: REDUZA, REUTILIZE, RECILE
Percebemos o interesse das famílias e a curiosidade de alguns pais sobre o projeto que estamos desenvolvendo, pois todos os dias nos deparamos com seus os comentários referente as atividades que estão sendo aplicadas com seus filhos, onde nos questionam e relatam o comentário das crianças em casa.
O pai do Luiz disse que seu filho quando chegou em casa convidou-o para ir até as margens do Rio do Braço e lá o surpreendeu com tudo que mostrou e relatou sobre a poluição e o esgoto.
Através deste comentário sentimos a necessidade de levar a todas as famílias do CEI a importância da preservação do meio ambiente.
Entramos em contato com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA) onde nos forneceram a maquete da Casa Consciente que nos mostra como devemos usar a água sem desperdiçar, um recurso natural tão precioso para nossas vidas. A maquete ficou exposta para a comunidade escolar observar o consumo adequado da água. Apresentamos para as crianças que ficaram surpresas e atentas as explicações da professora. Após observarem comentaram:
Dalton: "Meu irmão fica muito tempo no chuveiro".
Josiel: " Meu pai deixa a torneira aberta quando está lavando o carro".
Evelyn: " Quando vou tomar banho, primeiro minha mãe me ensaboa, depois liga o chuveiro".
Sabrina : Eu vou falar para minha mãe quando lavar a louça não deixar a torneira aberta".
Henrique: "O meu pai usa o balde para lavar o carro".
Formar pessoas conscientes não é uma tarefa fácil, entretanto a dificuldade não pode e não deve ser motivo para a tomada de atitude. Deixar os olhos fechados não resolve o problema. As crianças tem o direito de receber uma formação de qualidade quanto às questões ambientais. A falta de consciência ambiental pode se reverter em falta de água, mais desmatamento, uso inadequado e abusivos dos recursos naturais, entre tantos outros desmandes.
É fato a sensibilização de nossas crianças acerca das questões ambientais. Se logo cedo for percebido que um simples papel pode ser um grande problema, logo cedo esse papel não irá para o local errado ou até mesmo este resíduo não será gerado.
Assim, desenvolvemos mais uma atividade apresentando as lixeiras para reciclar o lixo. Fomos com as crianças até o pátio do cei e colocamos as lixeiras no corredor. Convidamos as turmas dos berçários, maternais, 2° período e demais funcionários onde nossa turma explicou a utilidade das lixeiras.
Aproveitamos o momento da importância de reciclar fomos até a horta da escola que está sendo preparada para o plantio de verduras e com a ajuda do auxiliar geral seu Márcio, preparamos os canteiros com garrafas pet. Esse trabalho foi realizado com a participação de todas as turmas e de alguns pais.
Está sendo feita a revitalização do jardim no CEI, onde também as crianças e alguns pais participaram plantando mudas de flores.
Propomos a elaboração de panfletos para entregarmos para os pais sobre a preservação do meio ambiente. Enquanto algumas crianças plantavam flores com a participação de alguns pais e funcionários, as demais, esperavam os pais que estavam chegando para buscar seus filhos e entregavam os panfletos de conscientização.
Confiram através das fotos esse momento tão importante para as crianças que estão cada dia mais envolvidas na questão ambiental.
PRESERVAR A NATUREZA
Apresentamos a poesia "Preservar a Natureza" de autor desconhecido, onde após a leitura feita pela professora, representaram a poesia utilizando várias técnicas como: recorte, colagem, origami, pintura. Confira:
PRESERVAR A NATUREZA É CONHECER O AMOR À VIDA!
SE EU NÃO CUIDO DO AR, O QUE SERÁ DA AVEZINHA? O QUE SERÁ DE MIM?
SE EU NÃO CUIDO DA TERRA, O QUE SERÁ DA PLANTINHA? O QUE SERÁ DE MIM?
SE EU NÃO CUIDO DA ÁGUA, O QUE SERÁ DOS PEIXINHOS? O QUE SERÁ DE MIM?
EU SÓ TENHO ESSE MUNDO, PARA MORAR E CRESCER, SE EU NÃO CUIDO DESSE MUNDO, ONDE É QUE VOU VIVER?
O trabalho que estamos desenvolvendo com as crianças, tem como meta, como objetivo principal a preservação ambiental pois, se quisermos cidadãos conscientes quanto às questões ambientais no futuro, precisamos começar hoje a mudança, e, talvez no futuro próximo não seja mais necessária mudanças de atitudes, pois só se muda, o que está errado.
PRESERVE O MEIO AMBIENTE: REDUZA, REUTILIZE, RECILE
Percebemos o interesse das famílias e a curiosidade de alguns pais sobre o projeto que estamos desenvolvendo, pois todos os dias nos deparamos com seus os comentários referente as atividades que estão sendo aplicadas com seus filhos, onde nos questionam e relatam o comentário das crianças em casa.
O pai do Luiz disse que seu filho quando chegou em casa convidou-o para ir até as margens do Rio do Braço e lá o surpreendeu com tudo que mostrou e relatou sobre a poluição e o esgoto.
Através deste comentário sentimos a necessidade de levar a todas as famílias do CEI a importância da preservação do meio ambiente.
Entramos em contato com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA) onde nos forneceram a maquete da Casa Consciente que nos mostra como devemos usar a água sem desperdiçar, um recurso natural tão precioso para nossas vidas. A maquete ficou exposta para a comunidade escolar observar o consumo adequado da água. Apresentamos para as crianças que ficaram surpresas e atentas as explicações da professora. Após observarem comentaram:
Dalton: "Meu irmão fica muito tempo no chuveiro".
Josiel: " Meu pai deixa a torneira aberta quando está lavando o carro".
Evelyn: " Quando vou tomar banho, primeiro minha mãe me ensaboa, depois liga o chuveiro".
Sabrina : Eu vou falar para minha mãe quando lavar a louça não deixar a torneira aberta".
Henrique: "O meu pai usa o balde para lavar o carro".
Formar pessoas conscientes não é uma tarefa fácil, entretanto a dificuldade não pode e não deve ser motivo para a tomada de atitude. Deixar os olhos fechados não resolve o problema. As crianças tem o direito de receber uma formação de qualidade quanto às questões ambientais. A falta de consciência ambiental pode se reverter em falta de água, mais desmatamento, uso inadequado e abusivos dos recursos naturais, entre tantos outros desmandes.
É fato a sensibilização de nossas crianças acerca das questões ambientais. Se logo cedo for percebido que um simples papel pode ser um grande problema, logo cedo esse papel não irá para o local errado ou até mesmo este resíduo não será gerado.
Assim, desenvolvemos mais uma atividade apresentando as lixeiras para reciclar o lixo. Fomos com as crianças até o pátio do cei e colocamos as lixeiras no corredor. Convidamos as turmas dos berçários, maternais, 2° período e demais funcionários onde nossa turma explicou a utilidade das lixeiras.
Aproveitamos o momento da importância de reciclar fomos até a horta da escola que está sendo preparada para o plantio de verduras e com a ajuda do auxiliar geral seu Márcio, preparamos os canteiros com garrafas pet. Esse trabalho foi realizado com a participação de todas as turmas e de alguns pais.
Está sendo feita a revitalização do jardim no CEI, onde também as crianças e alguns pais participaram plantando mudas de flores.
Propomos a elaboração de panfletos para entregarmos para os pais sobre a preservação do meio ambiente. Enquanto algumas crianças plantavam flores com a participação de alguns pais e funcionários, as demais, esperavam os pais que estavam chegando para buscar seus filhos e entregavam os panfletos de conscientização.
Confiram através das fotos esse momento tão importante para as crianças que estão cada dia mais envolvidas na questão ambiental.
PRESERVAR A NATUREZA
Apresentamos a poesia "Preservar a Natureza" de autor desconhecido, onde após a leitura feita pela professora, representaram a poesia utilizando várias técnicas como: recorte, colagem, origami, pintura. Confira:
PRESERVAR A NATUREZA É CONHECER O AMOR À VIDA!
SE EU NÃO CUIDO DO AR, O QUE SERÁ DA AVEZINHA? O QUE SERÁ DE MIM?
SE EU NÃO CUIDO DA TERRA, O QUE SERÁ DA PLANTINHA? O QUE SERÁ DE MIM?
SE EU NÃO CUIDO DA ÁGUA, O QUE SERÁ DOS PEIXINHOS? O QUE SERÁ DE MIM?
EU SÓ TENHO ESSE MUNDO, PARA MORAR E CRESCER, SE EU NÃO CUIDO DESSE MUNDO, ONDE É QUE VOU VIVER?
O trabalho que estamos desenvolvendo com as crianças, tem como meta, como objetivo principal a preservação ambiental pois, se quisermos cidadãos conscientes quanto às questões ambientais no futuro, precisamos começar hoje a mudança, e, talvez no futuro próximo não seja mais necessária mudanças de atitudes, pois só se muda, o que está errado.
1 comentários:
Isso mesmo meninas...
Importante é preservar e prevenir!
Postar um comentário