A convite da professora de turma, que já nos aguardava com as crianças
sentadas em roda, fomos à sala e falamos que tínhamos uma proposta a lhes fazer:
se gostariam de aprender mais sobre assuntos que envolvem o uso e destino da
água. Todos aceitaram e ao serem instigados a descobrir o tema, deram algumas
respostas como:
“É sobre a água que passa para o
rio”.
“Pode ser da água que passa pelo
esgoto”.
“A cachoeira”.
“A nascente do rio”.
Para dar mais dicas, pedimos para uma criança tirar o tecido que cobria
a imagem de uma obra de arte exposta no suporte. Ao ser descoberta, logo
disseram:
“É sobre o rio”.
“Ele tem peixe, sapo, vitória-régia
e no fundo tem árvores, porque tem bichinhos que precisam beber água”.
“Tem uma ponte, para as pessoas
passarem”.
“Elas vão lá para visitar o rio que
é bonito”.
Após estas falas, questionamos se conheciam um rio assim? “Não, disseram”. Perguntamos: “E os rios de Pirabeiraba, vocês conhecem?” “Não”.
“Ah, tem um pequeno lá perto da Fundação”.
“Tem um grande que a gente passa
quando vai para o Rio Bonito”.
“Sabem o nome deles?”
“Não”.
“Será que estamos cuidando dos nossos rios
mesmo pequenos?”
“Acho que não”.
“E do esgoto”?
"Não sabemos”.
Assim, apresentamos o Projeto Saneamento e Saúde: tudo a ver.
Explicamos que iremos desenvolver pesquisas e estudos sobre nossos rios
e a importância do tratamento de esgoto, para a saúde e o bem estar das pessoas e do meio
ambiente.
Realizando a sondagem
Dando início ao projeto
realizamos junto às crianças uma sondagem acerca do que já sabem sobre o tema e
o que gostariam de aprender. Com este levantamento, elaboramos os cartazes que
nos acompanharão durante o desenvolvimento das atividades, norteando nosso
estudo.
O que
sabemos:
No rio
limpo tem peixes e plantas.
A água da descarga, do banho e da pia vai para o esgoto.
O esgoto vai para o rio.
A mãe natureza protege a natureza.
Tem um rio grande quando vamos para Rio Bonito.
O governo não cuida do esgoto.
O lixo polui o rio.
O esgoto dá vermes.
O que queremos aprender:A água da descarga, do banho e da pia vai para o esgoto.
O esgoto vai para o rio.
A mãe natureza protege a natureza.
Tem um rio grande quando vamos para Rio Bonito.
O governo não cuida do esgoto.
O lixo polui o rio.
O esgoto dá vermes.
Conhecer a água e os rios de Pirabeiraba.
Como a água vem para a torneira.
O que mais polui o rio.
Como o esgoto chega no rio.
O que entope o cano.
O que não pode jogar no ralo da cozinha.
Quem protege os rios e o meio ambiente.
Tem lei para tratar o esgoto.
O esgoto só dá vermes ou mais doenças.
Tem tratamento de esgoto na minha rua.
Como trata o esgoto.
O rio que eu quero
Ao retomarmos a imagem da obra “A
Ponte Japonesa”, de Claude Monet, as crianças disseram que o rio retratado é
bem lindo e cheio de vida. Propomos que a partir da apreciação desta,
representassem através de pintura com pincel e guache, o rio que gostariam de
ter onde moram. Confira os resultados:
Programando a visita ao rio do Braço e sua nascente
Visitando o rio do Braço e sua nascente
Chegou o dia da aula passeio. Com
as autorizações dos pais assinadas em mãos e o transporte disponível, nos dirigimos à Instituição Bethesda onde o sr. Herbert nos aguardava para nos levar à nascente e depois visitamos o rio do Braço em outro ponto, após passar por Pirabeiraba, para
podermos comparar o aspecto da água na nascente e neste local. A Andrea e o
professor Dieter da FUNDEMA, nos acompanharam e fizeram a coleta de amostra da
água nos dois locais para analisarem se a mesma está poluída ou não.
Chegar à nascente do rio nos
arredores de nosso distrito foi uma aventura! Mas ao vê-la não se
decepcionaram! Pôde-se visualizar a água brotando do solo totalmente
limpa, protegida por um tubo de concreto em meio à natureza pela qual vai
correndo formando seu leito. Os profissionais fizeram a medição de oxigênio. Na
volta da nascente, fizemos uma parada para ouvirmos suas explicações.
Entusiasmados socializaram que o nível de oxigênio na nascente é ótimo.
Explicaram ainda que os peixes precisam respirar para viver e o fazem bebendo a
água que deve ter bom nível de oxigênio. O Sr Dieter apresentou a sonda
que é colocada na água e conectada ao aparelho, dando a medida do oxigênio, ou
seja, mostra se a água está doente. O resultado foi recebido com alegria.
Mas o estudo não parou por aí. Pesquisamos no mapa
o trajeto do rio e nos dirigimos a um local de fácil acesso após passar por
Pirabeiraba. E qual foi a surpresa? Assim que as crianças olharam para o rio
disseram que tinha lixo, óleo e um cheiro de sujeira, de esgoto. Deu-se início
a análise da água quando as crianças viram do outro lado da ponte dois canos
que saíam de uma casa em direção ao rio. Questionadas sobre a função do cano,
disseram que o mesmo leva a água do chuveiro, da descarga, da água com que
lavou-se a louça nessa casa. Concluída a análise, o Sr Dieter e a Andrea
apresentaram o resultado: nível bem baixo de oxigênio. As crianças ficaram
sensibilizadas, tristes e nós também. Retornamos com uma certeza: precisamos
conscientizar a comunidade sobre a realidade do nosso rio. A todos os parceiros que tornaram essa visita tão significativa, nosso muito obrigado!
Produção textual: Nossa visita ao rio do Braço
No dia seguinte, nos reunimos
numa roda sobre o tapete para registrarmos o que vimos e aprendemos na aula
passeio do dia anterior. A professora fez o papel de escriba. Eis o texto
produzido pelas crianças:
Nossa Visita ao rio do Braço
Na aula passeio de ontem
conhecemos a nascente do rio do Braço e vimos como o rio está depois de passar
por Pirabeiraba. Pessoas da FUNDEMA foram com a gente porque eles cuidam dos
nossos rios.
A nascente está na natureza, é
bonita e limpa. O professor Dieter jogou a mangueira na água para ver se estava
suja ou limpa. Está limpa e tem muito oxigênio e os peixes podem viver lá. Ele
ligou a mangueira no aparelho que mede o oxigênio.
Depois fomos conhecer o rio do
Braço em Pirabeiraba e lá está sujo de óleo de cozinha e lixo grudado no fundo
que parecem folhas. O oxigênio é bem pouco e o professor Dieter falou que tem
até fezes e não podemos beber esta água. Se os animais beberem vão morrer e a
gente fica muito doente. Nem peixe tem, porque tem pouco oxigênio.
Lá tinha um cano saindo de uma casa e indo para o
rio, levando o esgoto, a água do chuveiro, da descarga e até o óleo de cozinha.
A gente precisa limpar e cuidar dessa água. O rio daquela obra de arte é limpo
e bem mais lindo que o rio do Braço. Precisamos tentar falar para as pessoas
não jogarem lixo nele.
8 comentários:
visitamos o blog e gostamos de ver nosso passeio e a pintura que fizemos da obra de Monet.
Parabéns pelas ricas atividades que estão sendo desenvolvidas neste projeto.
É muito importante incentivar as crianças cuidar dos rios da nossa cidade de uma forma tão envolvente quanto brincar.
Parabéns ao CEI pela iniciativa e abordagem do tema, de uma forma tão prática e prazerosa.
O projeto está caminhando muito bem! Uma boa notícia é que a área central de Pirabeiraba receberá obras de esgotamento sanitário.
Gostei muito de, a partir da obra de Monet, abordar o tema, realizar a aula passeio e resultar no texto coletivo.
Muito criativo!!!
Gostei muito de, a partir da obra de Monet, abordar o tema, realizar a aula passeio e resultar no texto coletivo.
Muito criativo!!!
Está ficando tudo muito lindo...Parabéns!
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