skip to main | skip to sidebar

Portfólio do Concurso de Teatro Águas de Joinville

17 de maio de 2012

Apresentando e iniciando o desenvolvimento do Projeto


A convite da professora de turma, que já nos aguardava com as crianças sentadas em roda, fomos à sala e falamos que tínhamos uma proposta a lhes fazer: se gostariam de aprender mais sobre assuntos que envolvem o uso e destino da água. Todos aceitaram e ao serem instigados a descobrir o tema, deram algumas respostas como:
“É sobre a água que passa para o rio”.
“Pode ser da água que passa pelo esgoto”.
“A cachoeira”.
“A nascente do rio”.
Para dar mais dicas, pedimos para uma criança tirar o tecido que cobria a imagem de uma obra de arte exposta no suporte. Ao ser descoberta, logo disseram:
“É sobre o rio”.
“Ele tem peixe, sapo, vitória-régia e no fundo tem árvores, porque tem bichinhos que precisam beber água”.
“Tem uma ponte, para as pessoas passarem”.
“Elas vão lá para visitar o rio que é bonito”.
Após estas falas, questionamos se conheciam um rio assim? “Não, disseram”. Perguntamos: “E os rios de Pirabeiraba, vocês conhecem?” “Não”.
“Ah, tem um pequeno lá perto da Fundação”.
“Tem um grande que a gente passa quando vai para o Rio Bonito”.
 “Sabem o nome deles?”
 “Não”.
 “Será que estamos cuidando dos nossos rios mesmo pequenos?”
 “Acho que não”.
“E do esgoto”?
"Não sabemos”.
Assim, apresentamos o Projeto Saneamento e Saúde: tudo a ver.
Explicamos que iremos desenvolver pesquisas e estudos sobre nossos rios e a importância do tratamento de esgoto, para a saúde e o bem estar das pessoas e do meio ambiente.
Realizando a sondagem
Dando início ao projeto realizamos junto às crianças uma sondagem acerca do que já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender. Com este levantamento, elaboramos os cartazes que nos acompanharão durante o desenvolvimento das atividades, norteando nosso estudo.
 O que sabemos:
No rio limpo tem peixes e plantas.
A água da descarga, do banho e da pia vai para o esgoto.
O esgoto vai para o rio.
A mãe natureza protege a natureza.
Tem um rio grande quando vamos para Rio Bonito.
O governo não cuida do esgoto.
O lixo polui o rio.
O esgoto dá vermes.
O que queremos aprender:
Conhecer a água e os rios de Pirabeiraba.
Como a água vem para a torneira.
O que mais polui o rio.
Como o esgoto chega no rio.
O que entope o cano.
O que não pode jogar no ralo da cozinha.
Quem protege os rios e o meio ambiente.
Tem lei para tratar o esgoto.
O esgoto só dá vermes ou mais doenças.
Tem tratamento de esgoto na minha rua.
Como trata o esgoto.

 O rio que eu quero
Ao retomarmos a imagem da obra “A Ponte Japonesa”, de Claude Monet, as crianças disseram que o rio retratado é bem lindo e cheio de vida. Propomos que a partir da apreciação desta, representassem através de pintura com pincel e guache, o rio que gostariam de ter onde moram. Confira os resultados:

Programando a visita ao rio do Braço e sua nascente
Voltando ao tema rios, as crianças foram instigadas a dar exemplos de como podemos conhecê-los. Surgiram várias respostas como: por imagens em computador, revistas, fotografias ou visitando-os. Questionadas sobre a opção mais prazerosa, algumas responderam que seria a visita. Propomos então a aula passeio para conhecermos o rio do Braço e sua nascente. Todos se empolgaram com a proposta. No entanto, algumas providências deveriam ser tomadas e as crianças logo disseram que precisaríamos de uma topique e a autorização dos pais. Visando enriquecer nosso estudo, pensamos em coletar amostras de água para análise nos pontos a serem visitados, porém nós não poderíamos fazê-lo sozinhos. Explicamos que existe um órgão na cidade que cuida dos rios, chamado FUNDEMA. Entramos em contato com a mesma que prontamente nos atendeu. 

Visitando o rio do Braço e sua nascente
Chegou o dia da aula passeio. Com as autorizações dos pais assinadas em mãos e o transporte disponível, nos dirigimos à Instituição Bethesda onde o sr. Herbert nos aguardava para nos levar à nascente e depois visitamos o rio do Braço em outro ponto, após passar por Pirabeiraba, para podermos comparar o aspecto da água na nascente e neste local. A Andrea e o professor Dieter da FUNDEMA, nos acompanharam e fizeram a coleta de amostra da água nos dois locais para analisarem se a mesma está poluída ou não.
Chegar à nascente do rio nos arredores de nosso distrito foi uma aventura! Mas ao vê-la não se decepcionaram!  Pôde-se visualizar a água brotando do solo totalmente limpa, protegida por um tubo de concreto em meio à natureza pela qual vai correndo formando seu leito. Os profissionais fizeram a medição de oxigênio. Na volta da nascente, fizemos uma parada para ouvirmos suas explicações. Entusiasmados socializaram que o nível de oxigênio na nascente é ótimo. Explicaram ainda que os peixes precisam respirar para viver e o fazem bebendo a água que deve ter bom nível de oxigênio. O Sr  Dieter apresentou a sonda que é colocada na água e conectada ao aparelho, dando a medida do oxigênio, ou seja, mostra se a água está doente. O resultado foi recebido com alegria. 
Mas o estudo não parou por aí. Pesquisamos no mapa o trajeto do rio e nos dirigimos a um local de fácil acesso após passar por Pirabeiraba. E qual foi a surpresa? Assim que as crianças olharam para o rio disseram que tinha lixo, óleo e um cheiro de sujeira, de esgoto. Deu-se início a análise da água quando as crianças viram do outro lado da ponte dois canos que saíam de uma casa em direção ao rio. Questionadas sobre a função do cano, disseram que o mesmo leva a água do chuveiro, da descarga, da água com que lavou-se a louça nessa casa. Concluída a análise, o Sr Dieter e a Andrea apresentaram o resultado: nível bem baixo de oxigênio. As crianças ficaram sensibilizadas, tristes e nós também. Retornamos com uma certeza: precisamos conscientizar a comunidade sobre a realidade do nosso rio. A todos os parceiros que tornaram essa visita tão significativa, nosso muito obrigado!
Produção textual: Nossa visita ao rio do Braço
No dia seguinte, nos reunimos numa roda sobre o tapete para registrarmos o que vimos e aprendemos na aula passeio do dia anterior. A professora fez o papel de escriba. Eis o texto produzido pelas crianças: 
Nossa Visita ao rio do Braço
Na aula passeio de ontem conhecemos a nascente do rio do Braço e vimos como o rio está depois de passar por Pirabeiraba. Pessoas da FUNDEMA foram com a gente porque eles cuidam dos nossos rios.
A nascente está na natureza, é bonita e limpa. O professor Dieter jogou a mangueira na água para ver se estava suja ou limpa. Está limpa e tem muito oxigênio e os peixes podem viver lá. Ele ligou a mangueira no aparelho que mede o oxigênio.
Depois fomos conhecer o rio do Braço em Pirabeiraba e lá está sujo de óleo de cozinha e lixo grudado no fundo que parecem folhas. O oxigênio é bem pouco e o professor Dieter falou que tem até fezes e não podemos beber esta água. Se os animais beberem vão morrer e a gente fica muito doente. Nem  peixe tem, porque tem pouco oxigênio.
Lá tinha um cano saindo de uma casa e indo para o rio, levando o esgoto, a água do chuveiro, da descarga e até o óleo de cozinha. A gente precisa limpar e cuidar dessa água. O rio daquela obra de arte é limpo e bem mais lindo que o rio do Braço. Precisamos tentar falar para as pessoas não jogarem lixo nele. 
Postado por Cachinhos
Marcadores: Categoria A, CEI Cachinhos de Ouro

8 comentários:

Segundo Período Vespertino disse...

visitamos o blog e gostamos de ver nosso passeio e a pintura que fizemos da obra de Monet.

23 maio, 2012
Marlis disse...

Parabéns pelas ricas atividades que estão sendo desenvolvidas neste projeto.

23 maio, 2012
Anônimo disse...

É muito importante incentivar as crianças cuidar dos rios da nossa cidade de uma forma tão envolvente quanto brincar.

23 maio, 2012
Anônimo disse...

Parabéns ao CEI pela iniciativa e abordagem do tema, de uma forma tão prática e prazerosa.

23 maio, 2012
Alessandra disse...

O projeto está caminhando muito bem! Uma boa notícia é que a área central de Pirabeiraba receberá obras de esgotamento sanitário.

24 maio, 2012
Wanessa disse...

Gostei muito de, a partir da obra de Monet, abordar o tema, realizar a aula passeio e resultar no texto coletivo.
Muito criativo!!!

04 junho, 2012
Wanessa disse...

Gostei muito de, a partir da obra de Monet, abordar o tema, realizar a aula passeio e resultar no texto coletivo.
Muito criativo!!!

04 junho, 2012
CEI Juarez Machado disse...

Está ficando tudo muito lindo...Parabéns!

06 junho, 2012

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
  • Início
  • Materiais de apoio

Realização

Realização

CEIs e Escolas participantes

  • Categoria A (190)
  • Categoria B (103)
  • Categoria C (70)
  • CEI Adhemar Garcia (9)
  • CEI Alzelir Pacheco (8)
  • CEI AMANDOS FINDER (9)
  • CEI Bem Me Quer (9)
  • CEI Branca de Neve (9)
  • CEI Cachinhos de Ouro (9)
  • CEI Castelo Branco (9)
  • CEI Eliane Kruger (9)
  • CEI Espaço da Criança (9)
  • CEI Girassol (9)
  • CEI Itaum (9)
  • Cei Jardim Sofia (9)
  • CEI Jorge Luiz Vanderwegen (9)
  • CEI Juarez Machado (9)
  • CEI Lírio do Campo (9)
  • CEI Miosotis (9)
  • CEI Odorico Fortunato. (6)
  • CEI Pedacinho do Céu (7)
  • CEI Pedro Colin (9)
  • CEI Pedro Ivo Figueiredo de Campos (9)
  • CEI Professora Herondina da Silva Vieira (9)
  • CEI Zé Carioca (9)
  • Cia Águas de Joinville (2)
  • E. M. CAIC Francisco (9)
  • E. M. Deputado Lauro Carneiro de Loyola (9)
  • E. M. Fritz Benkendorf (9)
  • E. M. Pastor Hans Muller (9)
  • E.M. Dom Jaime de Barros Câmara (9)
  • E.M. Dr. Hans Dieter Schmidt - sede (9)
  • E.M. Eugênio Klug (9)
  • E.M. Governador Pedro Ivo Campos (8)
  • E.M. João Costa (9)
  • E.M. Karin Barkemeyer (1)
  • E.M. Pastor Hans Muller (1)
  • E.M. Prefeito Baltasar Buschle (9)
  • E.M. Prof. Francisco Rieper (9)
  • E.M. Prof. Orestes Guimarães. (9)
  • E.M. Professor Saul Sant'Anna de Oliveira Dias (9)
  • E.M. Professora Ada Sant'Anna da Silveira (13)
  • E.M. Valentim João da Rocha (9)
  • E.M.Anita Garibaldi (9)
  • E.M.Pe.Valente Simioni (9)
  • E.M.Prof Bernardo Tank (9)
  • E.M.Profª Thereza Mazzolli Hreisemnou (9)
  • EM Vereador Curt Alvino Monich (7)

Arquivos

Programa de educação ambiental

Programa de educação ambiental

Sites de interesse

  • Vídeos de animação - água
  • Twitter da CIA águas de Joinville
  • CIA Águas de Joinville
  • Blog da Cia. Águas de Joinville

Apoio

Apoio

Visualização de páginas

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright 2010 - Portfólio do Concurso de Teatro Águas de Joinville
Powered by Blogger - Blogger Showcase
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by wpburn