Esgotamento sanitário no mundo dos games
Prevenção da saúde para a qualidade de vida individual, coletiva e ambiental
Prevenção da saúde para a qualidade de vida individual, coletiva e ambiental
Apresentação
O tema Esgoto Sanitário sempre esteve presente como conteúdo das atividades pedagógicas devolvidas na escola, enfocado nas aulas de ciências, geografia. No entanto, desde 2009, com implantação do serviço de esgotamento sanitário no bairro Vila Nova, local onde está inserida a escola Valentim João da Rocha, houve uma maior mobilização para o trabalho com o tema, devido à escola firmar parceria com a Companhia Águas de Joinville e Secretaria Regional do bairro, para sensibilizar a comunidade a respeito da importância desse trabalho, e solicitar a sua compreensão sobre os transtornos causados pelas obras.
Objetivos
Os objetivos principais desse trabalho são o de sensibilizar a comunidade a conceber o esgoto sanitário como obra para a prevenção da saúde individual, coletiva e ambiental e mobilizar a participação da população no processo de cuidado e manutenção dos recursos naturais existentes.
Especificamente, pretendemos dar continuidade ao estudo temático através dos procedimentos de pesquisa teórica e pesquisa de campo, utilizar o gênero drama para comunicar uma situação problema e proporcionar aos alunos a oportunidade de demonstrar seus talentos através da arte teatral.
É importante também, para os alunos e comunidade, conhecer as medidas adequadas para tratar dos resíduos líquidos e sólidos que saem das residências, analisar os dados decorrentes dos efeitos do esgoto não tratado na água e as consequências do consumo da água contaminada na saúde das pessoas e, da mesma forma, refletir sobre os processos de alterações ambientais provocadas pela ações do homem nas suas práticas cotidianas. E por meio dessa participação, motivar o aluno a ser multiplicador do conhecimento, sendo nesse caso, veículo de sensibilização da comunidade sobre a importância da qualidade de vida via execução do projeto esgoto sanitário.
Especificamente, pretendemos dar continuidade ao estudo temático através dos procedimentos de pesquisa teórica e pesquisa de campo, utilizar o gênero drama para comunicar uma situação problema e proporcionar aos alunos a oportunidade de demonstrar seus talentos através da arte teatral.
É importante também, para os alunos e comunidade, conhecer as medidas adequadas para tratar dos resíduos líquidos e sólidos que saem das residências, analisar os dados decorrentes dos efeitos do esgoto não tratado na água e as consequências do consumo da água contaminada na saúde das pessoas e, da mesma forma, refletir sobre os processos de alterações ambientais provocadas pela ações do homem nas suas práticas cotidianas. E por meio dessa participação, motivar o aluno a ser multiplicador do conhecimento, sendo nesse caso, veículo de sensibilização da comunidade sobre a importância da qualidade de vida via execução do projeto esgoto sanitário.
Justificativa
Desde que se reconheceu a proposta temática como conteúdo de conhecimento da nossa comunidade escolar, aceitou-se a ideia de participar do Concurso Teatro Águas de Joinville, edição 2012. A ideia foi compartilhada nas classes com os todos os alunos, mas foi feito o convite para os alunos dos anos finais (6º ao 9º), pela questão de possuírem maior independência e autonomia. Os alunos interessados foram surgindo e num encontro no contra turno, os alunos trouxeram possibilidades para serem analisadas.
A comunidade escolar começou a conviver com as obras da construção da rede de esgoto e drenagem, fato que trouxe à população certos desconfortos com as escavações pertinentes, havendo de antemão a proposta da Companhia em realizar ações educativas no sentido de sensibiliza os moradores do bairro Vila Nova. A escola sediou algumas reuniões para que a Companhia Águas de Joinville e Secretaria Regional conversassem com a comunidade. Nestes termos, a escola assume o papel de corresponsável pela sensibilização da comunidade através da atuação dos alunos como multiplicadores do conhecimento. Assim, o desenvolvimento desse trabalho se encaixa como uma etapa de continuidade.
A comunidade escolar começou a conviver com as obras da construção da rede de esgoto e drenagem, fato que trouxe à população certos desconfortos com as escavações pertinentes, havendo de antemão a proposta da Companhia em realizar ações educativas no sentido de sensibiliza os moradores do bairro Vila Nova. A escola sediou algumas reuniões para que a Companhia Águas de Joinville e Secretaria Regional conversassem com a comunidade. Nestes termos, a escola assume o papel de corresponsável pela sensibilização da comunidade através da atuação dos alunos como multiplicadores do conhecimento. Assim, o desenvolvimento desse trabalho se encaixa como uma etapa de continuidade.
Desenvolvimento
Leitura e compreensão dos textos sobre a questão temática. Verificação do processo de serviço de esgotamento sanitário no bairro vila nova. Escrita do roteiro e construção da peça em grupo. Estudo dialogado, encontros para ensaios, saídas para pesquisas.
Avaliação
Os alunos se envolvem num processo onde todas as suas ações são consideradas como um esforço, onde é verificado o seu desempenho. Dessa forma os alunos serão avaliados em cada uma de suas participações, verificando-se dentro de uma perspectiva conceitual, procedimental e atitudinal.
1 comentários:
Que temática criativa! Uma boa forma de atrair os alunos trabalhando com o universo dos games, isso dá ótimas idéias para a parte visual do espetáculo! Estou curiosa!
Postar um comentário