No dia 20 de junho realizamos uma roda de conversa com a turma do I Período Integral, relembrando a experiência com o óleo de cozinha, os danos que ele causa na natureza quando é jogado no ralo da pia, pois se não houver um sistema de tratamento de esgoto, este material se espalha nos rios, grudando nas plantas e peixes.
Para as crianças compreenderem melhor como o óleo gruda nas plantas aquáticas, propomos a turma uma atividade com papel, água e óleo de cozinha. Primeiramente, as crianças dividiram uma folha de papel sulfite ao meio, de um lado desenharam com um cotonete molhado em água e no outro com um cotonete molhado em óleo. Durante a proposta, as crianças comentaram a sensação de desenhar com estes materiais.
Quando a água e o óleo secaram, as crianças perceberam que o lado em que haviam desenhado com água o desenho se apagou, mas o desenho feito com óleo ficou marcado no papel. Desta forma, as crianças perceberam de que forma o óleo de cozinha gruda nos seres aquáticos dos rios e mares.
0 comentários:
Postar um comentário