Dando
continuidade ao projeto, contamos a história “Tartarugas em perigo”, que trata
de uma tartaruga que quase come uma sacola pensando que é uma alga, sendo um
roteiro bem envolvente onde todas as crianças prestaram muita atenção. Com
isso, houveram muitos questionamentos durante e depois da história no sentido
de saber as conexões com a realidade e puderam tirar diversas conclusões sobre
poluição das águas. Na sequência, assistiram ao filme “Kauan e a lenda das
águas”, e as perguntas logo foram surgindo, todas dentro do contexto da
preservação ambiental.
Como atividade
em sala, foi solicitado as crianças que desenhassem o que mais gostaram do
filme, e a qualidade dos desenhos foi excelente. Em seguida, foi montado um
mural para expor do lado de fora da sala o trabalho realizado e as crianças
como a Monique, chamaram suas mães e pais para ver seus desenhos e eles
explicaram o porquê dos mesmos.
No dia
seguinte, o Vitor ficou empolgado e se prontificou a recontar a história do dia
anterior e foi possível perceber que a história teve significado real para
todos.
Após a
história, as crianças foram questionadas no sentido de se elas sabiam qual a situação
atual dos nossos rios. O silêncio tomou conta da sala. Então elas foram
convidadas a fazer uma visita ao rio que passa em frente ao CEI, conhecido como
Rio Bucarein. Elas aprovaram a ideia, mas antes foi elaborada uma lista dos itens
que seriam analisados. Tais itens foram sugeridos pelas próprias crianças e a
professora registrou tudo. Itens
a serem analisados sugeridos pelas crianças:
·
o cheiro do rio;
·
a cor da água;
·
se tem sacola jogada;
·
se as pessoas cuidam do rio;
·
se há a presença de peixes;
Ao chegar no
local, a primeira constatação das crianças foi a de não haver presença de
peixes, todos estavam analisando, e as questões foram sendo respondidas. As
crianças verificaram a presença de canos de esgoto e que dos mesmos saia um
tipo de água escura. Um fato inusitado que aconteceu nesse passeio foi que, enquanto
as crianças faziam suas observações, um jovem que se encontrava ali perto jogou
um pacote de pipoca no rio.
Os meninos gritaram que não era pra jogar lixo, e
eles queriam pedir pra ele tirar o que havia jogado de dentro do rio, porque
iria poluir mais ainda. Ao voltarmos para sala conversamos sobre as
constatações e as crianças deveriam registrar no papel através de desenhos tudo
o que observaram.
O projeto está
evoluindo e tomando corpo, pois a avaliação parcial do projeto é excelente, as
crianças estão construindo conhecimento real sobre preservação ambiental e
sustentabilidade.
5 comentários:
O projeto é ótimo e tem feito grande efeito nas crianças. Parabéns pela iniciativa!!!
As crianças estão adorando, chegam em casa só falando no projeto!
Parabéns a todos do CEI, sei que todos estão envolvidos nesse lindo trabalho, quem ganha são as crianças!!!
Parabéns professoras...
Parabéns professoras pela dedicação em trabalhar esse tão tema tão importante tanto para o presente quanto para o futuro,e ainda de forma lúdica e interessante para as crianças
Postar um comentário