O conceito do que entendemos hoje por teatro é originário do verbo grego "theastai" (ver, contemplar, olhar). E, para que um teatro possa "cativar os olhares", elementos como o cenário e a música, são fundamentais.
O cenário é o espaço e o tempo da ação teatral. Contudo, para se entender o cenário em sua linguagem, é preciso recorrer à gramaticalidade de sistemas como a pintura , a escultura, a arquitetura, a decoração, o design da iluminação. No cenário, ou apenas em um dos seus constituintes, se projeta o tempo: a época histórica, estações do ano, horas do dia, os momentos fugazes do imaginário.
O que será essa composição para o cenário? |
A música sempre esteve presente no teatro, desde as suas origens. A música por se envolver no tempo é o elemento dialógico por excelência do texto teatral. Dialoga com os movimentos do ator, explicita seu estado interior, contracena com a luz, com o espaço em todos os seus aspectos. O papel da música é o de enfatizar, ampliar, de desenvolver.
Os alunos ensaiam uma das trilhas sonoras que irá ser apresentada. |
Quem poderia imaginar que a participação em um teatro poderia mobilizar tantas atividades, mas acima de tudo, fomentar o desenvolvimento de tantas competências e habilidades? A experiência desse teatro tem se constituído num processo a cada dia mais enriquecedor.
1 comentários:
O teatro é uma das artes mais completas e que mais desenvolve as potencialidades do ser humano! É importante esse relação com os signos teatrais, mas não deixem a interpretação de lado pois é ela que faz os signos como a música e o cenário ganharem vida aos olhos dos espectadores!
Postar um comentário