Iniciamos o projeto na nossa roda de conversa, perguntei para a turminha o que sabiam sobre esgoto. Fiquei bastante surpresa com tantas informações interessantes.
Começaram dizendo: "É um negócio que passa água suja.Um cano que sai da casa, como disse Micaely é um cano que sai da torneira. E essa água que sai da torneira vai para debaixo da terra, que tem uma valeta. Perguntei o que era valeta; disseram que é um buraco bem grande, que quando a gente faz cocô vai para dentro da valeta. E toda água suja dessa valeta vai para uma água que move e que fica perto da cachoeira. Os nadadores mergulham nessa água levando um saco bem grande para retirar todo o lixo. Sugeri que conhecêssemos essa água que move. Ficaram bem animados em ver de perto o rio."
Nosso passeio foi no rio Quiriri, aproveitamos também para fazer um delicioso piquenique. Conversamos sobre o caminho dessas águas e ficamos admirando o rio bem de pertinho. Foi um momento maravilhoso. As crianças ficaram encantadas com o movimento das águas e com o barulho do rio.
Na volta do passeio fizemos uma paradinha no rio Cubatão. Ficaram espantados com a diferença.
Quando retornamos com o assunto a turminha sugeriu o seguinte: "Vamos falar com todo mundo para não jogar coisa suja no rio. Ah! Não é para jogar lixo nem no chão. Igual a história do Ronaldo que quase morreu com tanto lixo no quarto." Essa história foi lida no mês passado, em abril. -O menino que quase morreu afogado no lixo de Ruth Rocha-
ESTAMOS BEM ANIMADOS, ISSO SÓ FOI O INÍCIO.. ATÉ BREVE!
VAMOS FICAR DE OLHO!
2 comentários:
Muito interessante à interatividade com as crianças, torna o tema mais educativo e potencialmente efetivo. Desta forma, ira sensibilizar pais e filhos!
Gostei muito!
Importante as crianças visitarem os rios e poderem observar a realidade.
Postar um comentário