Secretaria Municipal de Educação.
Escola Municipal Governador “Pedro Ivo Campos”.
Situada na Rua: José Manoel de Souza, 70
Bairro: Costa e Silva
Diretora: Isolete Alves Vicente Salomon
Coordenadoras do Grupo: Hilda Madalena Weber de Almeida
Luzia Riba
Hammes
ESGOTAMENTO SANITÁRIO:
TRANSFORMANDO A CIDADE.
Meio Ambiente
O que eu tenho a ver com isso?
“Somos
filhos da Terra e tudo que fizermos contra a ela
será
feito contra nós mesmos, os filhos da Terra. Não foi o
ser humano que teceu o tecido da vida, somos
apenas um
dos
seus fios”. Cacique Seattle 1854
Joinville/2012.
Apresentação
O saneamento básico é um dos principais problemas ambientais e de saúde
pública no Brasil. Em Joinville não é diferente, por isso a importância de se trazer para a
sala de aula a discussão do tema. Perceber-se agente ativo que contribui
positiva ou negativamente nesse processo é de extrema importância. Levar o
aluno a observar concretamente como poluímos a água e o seu processo de
reaproveitamento, irá colaborar para transformar-nos em cidadãos sustentáveis.
Pequenos gestos podem produzir grandes resultados.
Com este projeto pretendemos levar o aluno a conhecer, refletir e agir,
em prol do meio ambiente sustentável pois somente a partir da conscientização é
que se pratica a ação.
Justificativa
A questão ambiental necessita do
engajamento de todos na área da educação. O impacto causado na natureza
com o uso desordenado da água, e a falta de tratamento do esgoto tem levado a sociedade a procurar
alternativas para minimizar a atual situação. É preciso informar, alertar,
sensibilizar e conscientizar os alunos para a necessidade de pensar no problema
e na forma adequada da racionalização e da escassez de recursos hídricos. Sendo
assim, o projeto é de suma importância, preparando sujeitos ativos, cientes da necessidade
da preservação dos recursos naturais. Pois, o equilíbrio e o futuro de nosso
planeta dependem da obrigação moral do homem para com as gerações presentes e
futuras.
Objetivo Geral
Promover
situações que levem o aluno a perceber a necessidade da importância do eco
sistema natural em prol da vida e da sobrevivência do planeta, sendo um agente
multiplicador.
Objetivos Específicos
Perceber
a importância da água, valorizando-a como elemento indispensável para a vida;
Buscar
informações que comprovem que a água é formada por H e O;
Relacionar
o saneamento ambiental a saúde e qualidade de vida;
Trabalhar
em forma de projeto com os alunos permitindo a aquisição de maiores
conhecimentos;
Desenvolver
as habilidades coletivas e individuais através de aula expositiva;
Procedimentos Metodológicos
O
conteúdo em questão faz parte do currículo dos 6° anos, equipe pedagógica propôs
para a professora de Ciências e
coordenadoras do grupo de contação de história “Sem Mistério” a realização do projeto. A partir desse momento outros mais aconteceram para planejamento
das atividades a serem desenvolvidas. As professoras optaram por aula
expositiva dialogada, pesquisa em sala informatizada, palestra com equipe da
Águas de Jlle, aula de campo na estação de tratamento da Empresa Döhler, encontro
semanais com o grupo de contação de
história para preparação da peça teatral, montagem de painéis explicativos para
serem apresentados ao alunos de 3° e 4° ano do que foi aprendido e
compreendido, de modo a transmitir o conhecimento adquirido e sendo assim,
multiplicadores de informações.
Avaliação/Resultados.
Será
realizada de forma processual, sendo considerada a participação do grupo, o
resultado das atividades propostas e na construção da aula.
Referências
BARROS, Carlos;
PAULINO, Wilson. Ciências. 4 ed. São
Paulo: Ática, 2011.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental a formação do sujeito ecológico. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FAVALLI, L. D.; PESSOA, K. A., ANGELO, E. A. Ciências. 1 ed. São Paulo: Editora Scipione, 2010
FAVALLI, L. D.; PESSOA, K. A., ANGELO, E. A. Ciências. 1 ed. São Paulo: Editora Scipione, 2010
REVISTA QUALIDADE AMBIENTAL EM JOINVILLE: Sua ação faz diferença! Joinville: Produção Ecologus Engenharia Consultiva, 2011.
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