Para
onde está indo a água da chuva?
Temos
acompanhado a germinação das sementes em nossa maquete e as mudas já estão no
tamanho ideal para fazermos nossa experiência. Então mãos a obra e olhinhos
atentos:
Iniciamos
regando na maquete a margem do rio com mata ciliar e as crianças disseram:
“Não tá acontecendo nada!”
“Para onde está indo a água borrifada sobre as
plantinhas?”
“Pro subsolo.”
“Como?”
“Pelas árvores que não deixam a água da chuva
ir embora pro rio.”
“De que forma acontece isso?”
“As raízes é que levam ela pra debaixo da
terra.”
“É só isso que elas fazem?”
“Não. Elas também seguram a terra da margem
do rio pra não se soltar.”
Em
seguida, regamos a margem desmatada e à medida que o resultado aparecia as crianças
comentaram admiradas:
“Tá
começando a cair sujeira no rio!”
“Será
que é sujeira. Olhem bem!”
“É terra!”
Como
nosso borrifador deixou de funcionar, recorremos a um regador de brinquedo para
produzir a chuva e concluirmos a experiência, o que evidenciou ainda mais o
efeito do assoreamento, e as crianças como as professoras ficaram impactadas
com a consequência do desmatamento. A partir dessa experiência na opinião das
crianças ficou claro que:
“As pessoas tão prejudicando a natureza,
porque cortam as árvores e o rio enche de terra, dá enchente por tudo e vem
muitas doenças, até do rato!”
“Daí a água da chuva que é limpa, vai embora
com a enchente pro esgoto e não consegue ir pra debaixo da terra!”
Para ampliar o aprendizado,
frisamos que as margens de rios são consideradas áreas de preservação
permanente pelo código florestal e pelas legislações estaduais.
E quanto ao assoreamento? É triste ver o que acontece quando as matas são indevidamente removidas e os rios e lagos perdem sua
proteção natural, ficando sujeitos ao assoreamento reduzindo o volume de água,
tornando-a turva e impossibilitando a entrada de luz dificultando a
fotossíntese e impedindo renovação do oxigênio para algas e peixes, conduzindo
rios e lagos ao desaparecimento.
Água
poluída? Como e o que provoca?
Dando continuidade ao
projeto, contamos a história “O Mundinho Azul” de Ingrid B. Bellinghausen, da
Editora DCL. Para fixarmos o conteúdo de uma forma mais lúdica, apresentamos
pequenos vídeos sobre o que polui a água nos rios e mares os quais deixaram
claro que a natureza nos devolve o que damos a ela, bem como a água que é
fundamental para a vida, quando contaminada, suja, traz morte.
Por fim, as crianças puderam realizar seu registro gráfico através de
desenho livre, fechando este assunto e o que mais as tem impactado é a ação do
homem de jogar lixo nos rios que pode ser reciclado porque demora para se decompor, além do esgoto
não tratado, claro.
Falamos sobre o trabalho da coleta de lixo
comum e do reciclado que temos em nossa cidade e sua importância para que
nossos rios não sejam contaminados pelo mesmo. Explicamos que este serviço é
pago pelas famílias.
Doenças
que podem matar
Visando
aprofundar nosso estudo em relação às doenças transmitidas pelo contato com a
água poluída, lembramos da nossa visita ao rio do Braço e perguntados sobre as
doenças transmitidas falaram:
“A gente
fica muito doente porque a água tem bactérias”.
“É por
causa do esgoto das casas, do lixo”.
“Mas as indústrias também sujam o rio com
produto químico”.
“E a gente fica com vermes”.
Em
seguida socializamos o vídeo: Água: a morte por água contaminada. No Brasil
segundo dados do Ministério da Saúde, 65% das internações de crianças em
hospitais acontecem em decorrência de infecções transmitidas pelo contato com
água de má qualidade.
Mas
que doenças?
Questionadas sobre onde
encontrar a resposta, citaram os livros e o computador. Como a preferência foi
pelo computador, nos dirigimos à sala de informática, acessamos a internet e buscamos
imagens de doenças transmitidas pela água contaminada. Várias imagens chamaram-lhes
a atenção. As principais foram pesquisadas e descobrimos a que doença se
referiam. Retornamos à roda no tapete e listamos as mesmas. Imprimimos as imagens e as dispusemos no centro da roda. Através da brincadeira “minha mãe mandou eu escolher...” as crianças escolhidas colavam uma imagem com a ajuda da professora e dos colegas ao lado do respectivo nome. Baseado nas pesquisas, listamos as seguintes:
verminose, hepatite, diarreia, infecção na
pele, gastroenterite e leptospirose. Sabemos que no CEI, várias crianças
precisam de atendimento médico em decorrência de diarreias e vômitos, normalmente nomeadas "viroses". Pesquisamos
junto ao Posto de Saúde o qual nos informou que estes sintomas são frequentes entre as crianças atendidas. Haverá alguma relação dessa situação com a falta de cuidados
básicos de higiene pessoal e saneamento no distrito?
2 comentários:
São ricos os comentários que as crianças fazem durante o desenvolvimento das atividades.
Parabéns!!!
Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido, muito bom mesmo.
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