Em roda conversamos sobre a água e lembramos alguns dos assuntos abordados até este momento: importância da água, utilidades, características e atitudes para prevenir seu desperdício.
Então, lançamos a pergunta: "E depois que a gente usou essa água, o que acontece com ela?"
Iniciamos assim, um outro olhar sobre esta água, algo novo, inesperado. As crianças foram pegas de surpresa, pois, usamos a água limpa, precisamos dela assim, não queremos saber de água suja, ela não é importante para nós e foi o que as crianças responderam:
" - Ah, essa água está suja, ela vai pro lixo!" - Vinícius
" - Não, ela vai pro ralo e depois pro esgoto!" - Yasmin
As crianças elaboraram diversas hipóteses diante dos questionamentos e suposições apresentados pelas professoras e por elas mesmas surgindo muitas dúvidas e curiosidades.
Neste clima, empolgados e ávidos por mais informações, falamos desta água, da possibilidade de descobrirmos o que acontece com ela depois de usada, se ela é ou não importante para nós e principalmente da oportunidade de ajudar ainda mais a natureza, de sermos instrumentos para que outras pessoas também compreendam como saneamento básico é importante e como elas também podem contribuir para diminuir a poluição.
Seguimos com nossas suposições e hipóteses, relembrando conhecimentos prévios como o ciclo da água, até que as crianças percebessem que a água usada também passa por um ciclo:
" - A água que vem pra nossa casa vem do rio." - Rafael
" - A água depois que vai pelo esgoto volta pro rio." - Guilherme
Após esta coclusão, observamos o Ciclo do Saneamento que encontramos no site da Companhia Águas de Joinville e fizemos um cartaz para ilustrar e compreender melhor o processo pelo qual a água passa antes de ir para nossa casa.
Enquanto isso, enviamos uma pequena pesquisa para casa para saber o que os familiares das crianças estão fazendo com os restos de comida que caem na pia da cozinha, com o óleo e com o papel higiênico depois de usados. Aproveitamos também para saber se tinham alguma dúvida ou curiosidade e para marcarmos uma palestra sobre o tema para o dia 25/06.
Depois de compreendermos o ciclo do saneamento e a necessidade desta água ser tratada antes de ir para nossa casa, estavamos todos muito curiosos para saber o que acontecia com ela depois de usada, antes de voltar novamente para a natureza. Fizemos uma visita virtual a ETE - Estação de Tratamento de Esgoto através do site da Companhia Águas de Joinville. As crianças ficaram encantadas com as explicações e bateram palmas no final quando finalmente a água estava limpa, voltando para o rio com peixes.
Com materiais de sucata iniciamos a construção da maquete de uma ETE. As crianças elaboraram todo o processo usando as informações que assistimos no vídeo como a diminuiçãos do tamanha das caixas que formam as lagoas, lembrando que a última - a lagoa de maturação - é mais rasa para permitir a entrada da luz solar "em todos os cantinhos" - como disse Julia Bianco.
Depois de toda essa fase de compreensão quanto a importância dessa água e da necessidade do seu tratamento para que ela volte despoluída para a natureza, iremos observar o rio que tem perto do Cei para verificarmos se isso está acontecendo.
0 comentários:
Postar um comentário