OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA
Iniciamos nosso projeto com uma grande roda, em que falamos sobre a nossa participação no concurso e perguntamos para as crianças se gostariam de participar. Neste momento já foram sonhando, imaginando e falando sobre o que já sabiam sobre a natureza.
Com a empolgação das crianças iniciamos uma conversa sobre a natureza e o que necessitamos para sobreviver. Chegamos juntos a conclusão de que precisamos de: ÁGUA - para matar a sede das pessoas, plantas e animais; AR - puro para respirarmos; ALIMENTOS - que vem da terra para matar a fome, dar vitaminas ao nosso corpo; CALOR - precisamos de roupas para nos proteger do frio, as plantas necessitam do sol para crescerem.
Essas falas das crianças nos fizeram lembrar dos quatro elementos da natureza: AR, ÁGUA, FOGO, TERRA. Combinamos então de pesquisarmos sobre a importância desses elementos.
Levamos para sala em outro momento imagens dos elementos da natureza e cada grupo ganhou uma imagem e ficou responsável pelas informações sobre ela.
Comentaram e explicaram sobre as imagens e na roda, falaram sobre o seu elemento, em seguida, cada grupo representou seu elemento fazendo um móbile em formato de gotas para ficar exposto na sala. As falas das crianças junto com as imagens foram colocadas no mural criado para o projeto.
Falas das crianças:
"A água serve para molhar as flores". Matheus P.
"A água serve para tomarmos, lavarmos as mãos". Matheus
"O fogo nos dá calor"! Barbara
"A água serve para tomarmos, lavarmos as mãos". Matheus
"O fogo nos dá calor"! Barbara
"O sol também serve para aquecer". Victhor
"Podemos plantar na terra e pegar os frutos". Rebecca
"Se a gente não respirar o ar a gente morre". Matheus D.
"Se o ar estiver sujo e a gente respirar, ficamos doente". Nycolas
No final, uns já ajudavam os outros e todos já comentavam sobre os quatro elementos da natureza.
NOSSA NATUREZA
Levamos algumas imagens da natureza e pedimos para as crianças observarem destacando as diferenças entre elas. Sem dificuldades apontaram duas grandes diferenças, a natureza cuidada (preservada) e a natureza destruída (poluída).
Conversamos sobre onde gostaríamos de morar e todos apontaram a natureza cuidada. Questionamos o por quê de não escolherem as outras imagens e as respostas foram: "Cheira ruim! É feio! É triste! Tem muita sujeira"! Então informamos que antes toda a natureza era preservada e que alguém foi responsável pela destruição e poluição. Logo responderam "As pessoas jogam lixo! Elas tiram as árvores e colocam fogo"! Citaram casos de pessoas que jogam lixo nas ruas, nos bueiros, nas praias e nos rios. Ao mesmo tempo lembraram que em casa a mãe separa o lixo para reciclar e que isso é muito importante.
Anotamos as falas das crianças e colocamos junto com as gravuras no nosso mural do projeto.
NOSSA ÁGUA
De onde vem a água que tomamos? "Da torneira" - responderam a maioria das crianças em uma roda de conversa. Diante desta resposta combinamos com as famílias de que cada criança iria trazer uma garrafinha de água enchida por eles na torneira de sua casa.
As crianças trouxeram a água, sentamos no tapete e fomos conversar. Mas de onde vem a água que chega até as torneiras? "Do rio! Os homens pegam e colocam no cano". Mas como é este rio? "Tem que ser limpo, se a água for suja, dói a barriga".
Observando a água que trouxeram perceberam que ela era limpa e transparente. Então ensinamos as crianças que a água potável deve ser transparente, sem cheiro, sem cor e deve estar livre de impurezas. Quem é responsável por esse serviço é a Companhia Águas de Joinville que deixa a água adequada para o nosso consumo.
Após a conversa, provamos a água trazida e cada um pôde perceber que sua água não possuía cheiro, nem gosto ruim, estava transparente e, como disseram as crianças "Muito Gostosa"!
JOGO DA MEMÓRIA - O QUE É SER ECOLÓGICO?
Utilizando caixas de fósforos, construímos um jogo da memória para que as crianças começassem a refletir sobre suas atitudes para com a natureza e o que é ser ecológico para compreenderem que pequenas atitudes podem fazer a diferença.
As crianças ajudaram a pintar as caixas forradas e colamos as imagens. Na roda conversamos sobre cada peça do jogo e em seguida as crianças foram brincar.
SER ECOLÓGICO É (peças do quebra-cabeça):
Semear... semear! Cuidar das sementinhas. Cuidar dos sapinhos. Gostar das frutas. Fofar a terra. Cuidar das plantas. Respirar ar puro. Cheirar as flores. Deitar na grama. Regar as plantinhas. Admirar as borboletas. Plantar uma árvore.
2 comentários:
Interessante a abordagem de vocês, professoras!
Só cuidem para não focar natureza e esquecer de trabalhar o saneamento básico que é o tema deste ano...
Professoras,o tema que estão trabalhando é um tema que requer um olhar atento e desafiador e por mais que se queira focar em saneamento básico,é indiscutível que a criança conheça o contexto...ela não pode do nada partir para um tema tão complexo sem obter relevantes experiências que a façam a refletir sobre as necessidades que levam uma cidade a ter saneamento básico,vocês estão no caminho...Sandra Pereira,coordenadora pedagódica.
Postar um comentário