Ensinar: quer dizer "marcar e assinalar". É a mesma origem de "signo" e de "significado". Sabendo disso, percebemos que a principal meta da educação se processa em torno da auto-realização e dos próprios alunos serem os multiplicadores do conhecimento. Logo, propomos aos alunos de aproveitarem a visita da Escola Municipal Fritz Benkendorf em nossa unidade e de serem multiplicadores do que eles têm aprendido. Juntamente com a diretora da escola e professores, os alunos nos visitaram para uma palestra com o Sr. Aroldo da Fundação 25 de Julho onde foi oportunizado vivenciar e conhecer de perto um pouco do espaço do Projeto de tratamento de esgoto com tanque de Zona de Raízes que há na escola.
Depois de algumas discussões, propomos aos alunos do quinto ano o desafio de criarem paródias com o tema: água, saneamento sanitário, consumo consciente e natureza. Foi incrível o resultado e selecionamos dois grupos para apresentarem na palestra e dar boas vindas aos nossos colegas.
Além das paródias as crianças declamaram poesias sobre o mesmo tema já que valorizamos e desenvolvemos também na escola um projeto de poesia. As atividades são significativas para as crianças pois, é algo que elas vivem, criam e participam no processo de “ensinar”.
É fundamental que o tema do nosso projeto “Esgotamento Sanitário: o nosso compromisso é com o presente” seja trabalhado de várias formas. Hoje o professor tem como aliado em sua prática, uma ferramenta do mundo moderno, o computador. Uma das atividades foi submeter aos alunos a criarem uma história coletiva usando o programa Story Bird. Vale a pena conferir a história e seja você também um criador de histórias!
Para ler essa incrível história emocionante, basta clicar em cima do link abaixo.
3 comentários:
Fiquei curiosa para conhecer as paródias escritas pelos alunos!
NÓS ACHAMOS MUITO IMPORTANTE E CRIATIVO ESSE VIDEO !
Claiver e Franklin
Que maravilha mostrar as criações dos alunos em vídeo! Espero que essas lindas paródias sejam usadas na montagem teatral!
Postar um comentário