14 de junho de 2012
Esgotamento sanitário: Conscientizar para água limpa não faltar.
Este projeto é idealizado pela necessidade de informar alunos e familiares vinculados a Escola Municipal Curt Alvino Monich sobre a importância de valorizarmos a implantação do esgoto sanitário no município de Joinville, assim como os cuidados básicos que devemos ter, para que a água continue limpa e não falte jamais.
A Escola Municipal Curt Alvino Monich, tem como missão educar com qualidade, comprometida com a aprendizagem e a cidadania, sua visão esta focada em ser um centro educacional de referência, capaz de formar alunos criativos, críticos, solidários, participativos cumprindo com deveres e direitos com responsabilidade pela vida e seu respectivo ambiente. Esta localizada no bairro: Aventureiro, rua: Harold Maul, 250 - Joinville.
Por meio deste projeto os integrantes desta comunidade escolar terão acesso a palestras e apresentações teatrais que contemplam o desenvolvimento de Joinville e a ampliação da rede coletora de esgoto na cidade, assim como a importância de toda comunidade no processo de recuperação de nossas águas. Serão envolvidos todos os alunos do ensino Fundamental, seus familiares assim como professores, equipe pedagógica e demais funcionários. No entanto, vai ser necessário contatar profissional especializado no assunto para palestrar, pois servirá de referencia para que haja ação efetiva de conscientização entre os envolvidos no projeto, a fim de minimizar o impacto ambiental causado pela falta de compromisso da sociedade com o meio em que vive.
A escola vai contar com apresentações teatrais que irão buscar de forma lúdica e responsável dar visibilidade a problemática evidenciada no bairro e as possíveis soluções para que possamos ter água limpa sem faltar.
Objetivo Geral
- Conscientizar os alunos os alunos da E. M. Curt Alvino Monich sobre a importância do Saneamento Básico no município e ações práticas de sustentabilidade.
Objetivos específicos
- Conhecer o processo de implantação da rede de esgoto sanitário no município de Joinville, por meio de palestra. (1º ao 9º anos)
-Despertar a consciência ambiental com vistas na sustentabilidade, construindo painel com material reciclado. (7º ano)
- Implantar horta escolar vertical, assim aplicando na pratica recursos renováveis, possibilitando produção agrícola como estímulo para desenvolver ações sustentáveis. (6º e 7º anos)
- Produzir textos dissertativos e poéticos com temática voltada ao saneamento básico, com título esgotamento sanitário: conscientizar para água limpa não faltar. (6º aos 9º anos)
- Buscar novos olhares sobre saneamento básico com produção artística “desenho e pintura” apropriando-se de materiais biodegradáveis. (9º anos)
- Incentivar a produção de trajes, ou vestuários com reaproveitamento de tecidos e objetos que são destinados ao lixo, tornando as roupas úteis por mais tempo, minimizando o impacto ambiental, assim como exercendo a prática da solidariedade. (1º ao 9º anos)
- Construir maquete representativa visualizando a bacia hidrográfica que pertence ao Rio do Ferro (com papéis reciclados), assim conscientizando a comunidade escolar sobre a importância de sua preservação. (8º anos)
Cronograma:
Palestra: Esgotamento sanitário (28-29/06/2012).
Assunto: Como proteger nossas águas e implantação da rede de Saneamento Básico em Joinville.
Teatro: Faces da realidade (em processo de construção).
Assunto: Atitudes cotidianas que resultam em diferentes consequências.
2 comentários:
Nos sentimos na obrigação de informar que não foi postado pela E.M.Pe.Valente Simioni.
Que bacana! Envolver toda a escola faz toda a diferença neste projeto!
Postar um comentário