Iniciamos a sondagem em relação ao tema lançado pela CIA Águas de Joinville: "Esgotamento Sanitário: Transformando a Cidade". Questionamentos e dúvidas surgiram nesta conversa. Assim, para explorar esse tema aparentemente tão complexo para as crianças, porém tão importante para o futuro desta geração, realizamos diversas atividades que despertaram ainda mais a curiosidadedas crianças.
Apresentamos a obra de arte "Poluição" de Paula, onde as crianças durante a leitura de imagem fizeram alguns questionamentos:
Isaac falou: "Profe! tem um rio do lado da minha casa, mas ele está muito sujo e tem um cano igual esse do desenho, sai muita sujeira e não tem peixe no rio".
Camila: "Tem sujeira no rio, peixes mortos , porque as pessoas jogam lixo lá dentro".
Dalton:" Está saindo agua suja pelo cano do esgoto e caindo no rio e os peixes estão tristes".
Luiz: " Tem muito lixo na rua e entope os canos ai da enchente."
Isaac: "É, ai o rio enche muito, muito e a água suja entra dentro da nossa casa".
Para explorar melhor o tema, apresentamos a história " O Mundinho Azul" de Ingrid B.Bellinghausen,onde após a leitura as crianças foram estimuladas a procurar em revistas imagens da natureza preservada e poluida para montar um painel e criar frases sobre a preservação do meio ambiente para expor junto com o painel. Confira as imagens e as frases criadas pelas crianças:
"Para deixar nosso mundinho feliz a gente tem que reciclar o lixo". Evelyn
"Não jogar lixo no rio". Luiz
"Temos que economizar água". Camila
"Não pode jogar lixo no chão".Heloisa
"Não pode jogar lixo no rio". Nicolas
"Tem que separar o lixo". Tamires
"Tomar banho rápido". Eiji
"Temos que plantar árvores e flores".Camila
Teatro Águas de Joinville
Recebemos a equipe de teatro da Cia Águas de Joinville onde apresentaram para as crianças a história " Vicentino no Mundo das Águas". O teatro foi apresentado para as turmas do 1º, 2º período e maternal III. As crianças participaram com entusiasmos fazendo questionamentos sobre a história.
Tamires:" Eu vi lixo no rio. Um estava limpo e o outro sujo".
Ana: "Os peixes vão morrer no rio que está sujo".
Dalton: "Não pode jogar lixo no rio".
Kamilly: "A gente precisa de água limpa para escovar os dentes e temos que tomar banho bem rápido".
Emanuella: " Eu ouvi sobre o esgoto, que não pode gastar água, não pode jogar lixo no rio e nem na rua".
Evelyn:" Oh! É assim: quando a gente desperdiça água,daí podemos morrer, porque as pessoas não vivem sem água né?"
Haroldo:" não pode jogar lixo no rio, porque entope tudo e a gente vai ficar sem água".
Pedro:" Não pode gastar água da torneira".
Percebemos através dos questionamentos, que as crianças estão aprendendo de forma lúdica a importancia da água para nossas vidas.
RIO DO BRAÇO... PRESERVAR OU DESTRUIR?
Partindo da realidade da comunidade, sabemos que a mesma vem sofrendo com problemas de alagamentos no decorrer dos anos provenientes das cheias do Rio do Braço que corta o bairro.
Percebemos através dos relatos das crianças as dificuldades que as famílias tem vivenciado frequentemente. Assim, propomos para as crianças uma visita às margens do Rio do Braço para observarmos a situação atual do mesmo.
Iniciamos nosso passeio caminhando pelas margens do rio que se localiza na rua ao lado do CEI, porém para nossa surpresa não foi possível visualizá-lo, pois o mato nas margens estava muito alto dificultando assim nosso acesso. Então continuamos nossa caminhada até a ponte onde podemos visualizar melhor o mesmo. No caminho nos deparamos com muito lixo jogado às margens do rio. As crianças logo chamaram nossa atenção: " Olha profe! quanto lixo jogado aqui!" disse Pedro. O que está escrito naquela placa profe? perguntou Luiz. Esta escrito "Proibido jogar lixo" respondemos, mas infelizmente as pessoas não estão respeitando. "Tem que reciclar o lixo, falou Evelyn, ai não precisa jogar no mato. Lá na minha casa meu pai recicla o lixo".
Paramos na ponte onde as crianças conseguiram visualizar e logo perceberam um cano que vinha de uma empresa direto para dentro do rio.
"Olha lá um cano!" falou Frantchesca. " É o esgoto" responderam a maioria das crianças. Estavamos ao lado da nova praça que foi inalgurada recentemente e as crianças foram atraidas pela quantidade de lixo espalhado no chão. "Tem um monte de lixo no chão" disse Luiz. "Vamos juntar" falou Evelyn. E assim começamos a recolher o lixo que estava espalhado e colocar dentro das lixeiras.
A tarde recebemos a visita do Sr. Roberto Torres, presidente da Assiciação de Moradores do bairro Jardim Sofia e avô de uma das crianças "Eiji Roberto", que nos acompanhou na visita às margens do rio. Sendo morador a muito tempo e por sua residencia se localizar em frente ao rio, nos conduziu por um caminho de facil acesso, onde possibilitou uma visão melhor para as crianças.
Seu Roberto mostrou a realidade do Rio do Braço e explicou como funciona a rede de esgoto no bairro. As crianças permaneceram atentas a tudo que viram e ouviram.
No dia seguinte retomamos o assunto sobre o passeio e em roda de conversa questionamos sobre a realidade do rio. Então através dos questionamentos das crianças, montamos um texto coletivo sobre a situação atual do rio e como gostariam que estivesse. E assim ficou:
O RIO QUE TEMOS.... O RIO QUE QUREMOS
No dia seguinte retomamos o assunto sobre o passeio e em roda de conversa questionamos sobre a realidade do rio. Então através dos questionamentos das crianças, montamos um texto coletivo sobre a situação atual do rio e como gostariam que estivesse. E assim ficou:
O RIO QUE TEMOS.... O RIO QUE QUREMOS
O rio está sujo e poluido. Ele está poluido porque as pessoas jogam lixo lá dentro.
O esgoto também vai para dentro do rio, pois sai água suja pelo cano das casas, porque as pessoas escovam os dentes, fazem xixi, cocô e tomam banho e vai tudo para dentro do nosso rio. A água suja das fábricas também vai para dentro do rio. Toda água que é misturada com alguma coisa, fica suja e se transforma em esgoto. Não existe mais peixes no rio, porque a água está muito suja e eles não vivem na água suja, eles morrem.
Se as pessoas continuarem jogando lixo no rio ele vai encher e transbordar, ai vai entrar água nas casas e destruir tudo.
Por isso temos que escrever uma carta para as pessoas e falar para elas assim:
"O rio está poluido porque as pessoas estão jogando lixo. Se as pessoas cortar árvores todos vão morrer, porque não vai existir mais nada, só Deus que está lá em cima no céu.
Para deixar nossa cidade bonita cada pessoa deve ajudar jogando lixo no lixeiro, reciclar, plantar árvores e flores, então tudo vai ficar muito lindo e brilhando e nossa cidade vai ficar feliz".
3 comentários:
Muito legal esse trabalho!
Adorei a ideia das crianças de escreverem uma carta objetivando concscientizar a população!
achei maravilhoso o trabalho das crianças e o conhecimento que elas com certeza adquiriram ...Parabens as professoras pelo empenho e idéias....
Maravilhoso o trabalho feito pelas professoras...é de suma importância conscientizar as crianças desde bem cedo quanto a preservação do meio ambiente.
A comunidade também precisa se conscientizar quanto aos cuidados que devem ter com o lixo, pois os mesmos serão prejudicados pelas suas atitudes.
Parabéns a todos envolvidos nesse projeto.
Maria Isabel.
Postar um comentário