A curiosidade das crianças sobre o projeto cada dia aumenta mais, elas estão desmonstrando muita sede de aprender, e isto, nos deixa muito feliz e estimulados, para desenvolver um trabalho cada vez mais produtivo e significativo para as nossas crianças.
As crianças tinham muitas dúvidas , e a primeira delas foi :
De onde vem toda a água que cai da chuva?
O céu é cheio de água?
E como a água fica presa lá em cima?
Então, iniciamos trazendo uma explicação aos pequenos sobre o ciclo que a água faz. A conversa iniciou-se desde a chuva que vemos a olho nu, como a água que evapora para as alturas em formato gasoso. As crianças estavam curiosas e precisamos de muitas respostas para sanar todas as dúvidas... Depois, todos juntos contruímos um modelo do ciclo da água, utilizando pequenos pedaços de papéis... o resultado ficou colorido, bonito e auto explicativo. As crianças faziam questão de explicar à todos que por ali passavam, o que eles tinham produzido naquele cartaz, foi um barato!
Adriel: Todo mundo vai aprender agora, quando ver o nosso cartaz.
Gabrielli: A água que sobe lá na nuvem, desce depois e vai lá pra terra. É a chuva!
Victor: Eu amo a chuva, ela é tão bonita, e nunca pode acabar.
Dando continuidade a compreensão das crianças, a professora levou para a sala de aula a água em seus três estados, para que os pequenos pudessem observar de perto, tocar e tirar suas dúvidas sobre o que lhes era falado e apresentado.
Nycole: Então sorvete também é água?
Kauany: Que legal, a água fica invisível quando tá subindo lá para o céu.
Maria Luiza: Eu gosto quando a água cai da nuvem. A chuva é tão legal... e gelada. (risos)
Também recebemos visitas ilustres em nosso Cei. A equipe da Companhia Águas de Joinville, nos visitaram em dois momentos e apresentaram teatros bem criativos, informativos e importantes às crianças, sobre a água e seu consumo consciente e sobre a importância de separarmos o óleo que utilizamos na cozinha, que atualmente é o maior vilão das nossas redes de esgoto.
Vejamos alguns clicks destes momentos tão prazerosos:
Após esta visita, as crianças produziram ilustrações de como é a água que queremos e sonhamos, sem a ação de qualquer poluente:
A continuação do nosso trabalho, veremos em breve, em uma nova publicação quentinha.
2 comentários:
Que gostoso aprender de formas alegres e descontraídas...brincando e construindo novos conceitos...conversando e compartilhando novas maneiras de ter responsabilidade ambiental.
Percebo nas crianças que estão entusiasmadas com as descobertas e ao conversar com elas falam naturalmente sobre o que estão desenhando,fazendo com a professora.Posso afirmar que realmente estão interagindo com os conceitos sobre o cuidado com o uso consciente da água.
Como a turma está fazendo atividades legais.Ótimo trabalho pessoal!!!
Postar um comentário