Na primeira parte do nosso projeto procuramos observar o que as crianças sabiam sobre a natureza. ouvimos suas falas, seus conhecimentos prévios e juntos pesquisamos um pouco sobre os elementos da natureza, principalmente a água. Também ensinamos brincando sobre o que é ser um cidadão ecológico e como cuidar da natureza.
Eles estão mais atentos aos jornais, a natureza ao redor deles e as ações das pessoas; estão sintonizados com o meio ambiente e seus problemas. Essa temática já faz parte dos diálogos da turma.
Perguntamos a eles e as suas famílias em uma pesquisa: Como é a água que sai pelo ralo da pia, do chuveiro, da máquina de lavar, depois que a usamos? Para onde essa água vai?
As famílias trouxeram as pesquisas, lemos as respostas na roda de conversa. As crianças foram identificando as suas respostas e comentando sobre elas, pois solicitamos que as perguntas fossem discutidas e respondidas coletivamente pelas famílias.
Após essa leitura e discussão sobre a água que nós utilizamos e vira esgoto, pedimos que as crianças imaginassem como essa água fica e pensassem também que essa água, quase que na sua totalidade é despejada no rio sem tratamento. Eles estavam espantados e comentavam: "Por isso que o rio tem aquela cor!", "Ele é todo contaminado?", "Como os animais conseguem viver?".
Combinamos de simular a água usada que sai das nossas casas e vai para os rios sem tratamento. No final da tarde as crianças foram embora pensando em tudo que sai junto com a água pelo cano das suas casas. Pedimos que observassem os pais lavando louça e o que passa pelo ralo quando estão tomando banho.
No dia seguinte, fizemos a experiência. Colocamos água potável em um recipiente e observamos o quanto é limpa para usarmos e gostosa para tomarmos. Fomos lembrando de como a deixamos com impurezas, poluída, imprópria para o consumo. Quando tomamos banho usamos shampoo, sabonete, cremes; ao lavarmos as mãos, além do sabonete, a sujeira das mãos se mistura com a água (terra, areia, tinta...). Quando nossos pais lavam louça, o detergente e os restos de comida dos pratos e panelas se misturam com a água.
Aos poucos fomos adicionando produtos na água e ela foi se transformando. As crianças estavam atentas e impressionadas com o que estava acontecendo, ficavam observando a reação de cada produto com a água, mas o que mais lhes chamou atenção foi quando colocamos óleo de cozinha.
"Ele não se misturou.", "Mexe mais.", "Que meleca que fica essa água, toda com gordura.", "Está toda escura." As crianças foram compreendendo como a água se transforma em esgoto, imprópria para o nosso consumo.
Uma das crianças questionou: "Se essa água é ruim, porque jogam no rio?" Discutimos muito sobre essa pergunta, pois não existe outro lugar para as águas a não ser os rios e mares, mas que antes delas serem devolvidas aos rios, local que foi tirada, ela precisa ser tratada.
Diante deste questionamento, combinamos de fazer um passeio para vermos como ficam estes rios onde são lançados os esgotos sem tratamento. Escolhemos o Rio Cachoeira e o Rio do Ferro como destino, para além de observarmos o rio, também conhecermos o manguezal, pois nosso CEI é distante dos Manguezais e muitas crianças não o conhecem.
Agendamos uma visita ao CEI Odorico Fortunato, ele fica próximo ao Rio do Ferro e também do Manguezal. Foi uma ótima oportunidade para trocarem experiências e conhecerem outra realidade. Visitamos também o Parque da Cidade e conhecemos o Rio Cachoeira.
Objetivos do passeio:
Conhecer o que é o manguezal, sua importância para a vida marinha e a natureza;
Conhecer o Rio do Ferro e o Rio Cachoeira observando suas águas poluídas e o lixo entorno dela;
Refletir acerca dos esgotos lançados diretamente no rio sem tratamento e os impactos causados na natureza.
O que aprendemos?
"Se colocarmos lixo no rio ele fica poluído".M. Pinheiro
"Se a água ficar limpa vai ficar mais legal". Maria Eduarda
"Temos que cuidar da natureza". Matheus Medeiros
"Não devemos jogar esgotos direto nos rios". Matheus Demétrio
"Precisamos cuidar e limpar a água". João
"Se continuarmos jogando lixo e matando bichos, a natureza vai acabar". Paola
"Se cair esgoto na água, vai ficar sujo". Nayobe
"Vi muita gente que trabalha com reciclagem". Nycolas
"Não gostei de ver algumas coisas, tinha muito lixo". Alexandra
Representação Artística do Passeio de Estudo:
"Desenhei as árvores do manguezal, a toca dos caranguejos e a nossa turma observando o lixo que tinha no mangue. Gostei muito do passeio". Murilo
"Desenhei a água que estava suja, a toca dos caranguejos e eu estava lá olhando toda aquela sujeira. Gostei muito do passeio, não consegui ver os caranguejos, mas conhecer a sua casa foi legal". Alexandra
Após essa leitura e discussão sobre a água que nós utilizamos e vira esgoto, pedimos que as crianças imaginassem como essa água fica e pensassem também que essa água, quase que na sua totalidade é despejada no rio sem tratamento. Eles estavam espantados e comentavam: "Por isso que o rio tem aquela cor!", "Ele é todo contaminado?", "Como os animais conseguem viver?".
Combinamos de simular a água usada que sai das nossas casas e vai para os rios sem tratamento. No final da tarde as crianças foram embora pensando em tudo que sai junto com a água pelo cano das suas casas. Pedimos que observassem os pais lavando louça e o que passa pelo ralo quando estão tomando banho.
No dia seguinte, fizemos a experiência. Colocamos água potável em um recipiente e observamos o quanto é limpa para usarmos e gostosa para tomarmos. Fomos lembrando de como a deixamos com impurezas, poluída, imprópria para o consumo. Quando tomamos banho usamos shampoo, sabonete, cremes; ao lavarmos as mãos, além do sabonete, a sujeira das mãos se mistura com a água (terra, areia, tinta...). Quando nossos pais lavam louça, o detergente e os restos de comida dos pratos e panelas se misturam com a água.
"Ele não se misturou.", "Mexe mais.", "Que meleca que fica essa água, toda com gordura.", "Está toda escura." As crianças foram compreendendo como a água se transforma em esgoto, imprópria para o nosso consumo.
Uma das crianças questionou: "Se essa água é ruim, porque jogam no rio?" Discutimos muito sobre essa pergunta, pois não existe outro lugar para as águas a não ser os rios e mares, mas que antes delas serem devolvidas aos rios, local que foi tirada, ela precisa ser tratada.
Diante deste questionamento, combinamos de fazer um passeio para vermos como ficam estes rios onde são lançados os esgotos sem tratamento. Escolhemos o Rio Cachoeira e o Rio do Ferro como destino, para além de observarmos o rio, também conhecermos o manguezal, pois nosso CEI é distante dos Manguezais e muitas crianças não o conhecem.
O PASSEIO DE ESTUDO
Agendamos uma visita ao CEI Odorico Fortunato, ele fica próximo ao Rio do Ferro e também do Manguezal. Foi uma ótima oportunidade para trocarem experiências e conhecerem outra realidade. Visitamos também o Parque da Cidade e conhecemos o Rio Cachoeira.
Objetivos do passeio:
Conhecer o que é o manguezal, sua importância para a vida marinha e a natureza;
Conhecer o Rio do Ferro e o Rio Cachoeira observando suas águas poluídas e o lixo entorno dela;
Refletir acerca dos esgotos lançados diretamente no rio sem tratamento e os impactos causados na natureza.
O que aprendemos?
"Se colocarmos lixo no rio ele fica poluído".M. Pinheiro
"Se a água ficar limpa vai ficar mais legal". Maria Eduarda
"Temos que cuidar da natureza". Matheus Medeiros
"Não devemos jogar esgotos direto nos rios". Matheus Demétrio
"Precisamos cuidar e limpar a água". João
"Se continuarmos jogando lixo e matando bichos, a natureza vai acabar". Paola
"Se cair esgoto na água, vai ficar sujo". Nayobe
"Vi muita gente que trabalha com reciclagem". Nycolas
"Não gostei de ver algumas coisas, tinha muito lixo". Alexandra
Representação Artística do Passeio de Estudo:
"Desenhei as árvores do manguezal, a toca dos caranguejos e a nossa turma observando o lixo que tinha no mangue. Gostei muito do passeio". Murilo
"Desenhei a água que estava suja, a toca dos caranguejos e eu estava lá olhando toda aquela sujeira. Gostei muito do passeio, não consegui ver os caranguejos, mas conhecer a sua casa foi legal". Alexandra
5 comentários:
A turma do 1º Período está visitando o Blog e vendo as postagens da nossa turma. Estamos muito felizes de estar participando do concurso, pois aprendemos muitas coisas novas. Esperamos que vocês estejam gostando. Deixe seu recadinho para nós!
O Pedro adorou o passeio, e aprendeu muito, chegando em casa deu uma aula sobre como escovar os dentes e deixar a torneira fechada, pra agua do mundo não acabar...obrigada
Adorei!!!
Essa postagem me possibilitou "vivenciar" a experiência com vocês!
Magnífico trabalho. Criança tem o "arquivo" pronto e eperando pelo conteúdo. Semear a idéia do preservar certamente é o caminho para um futuro com equilíbrio.
Beijo a todos e um especial ao Eduardo da tia Luiza.
o eduardo gostou dos passeios. viu coisas que jamais imaginou. conversa sobre os assuntos citados e canta as musiquinhas. obrigada. carmen silvia (vovó do eduardo felipe)
Postar um comentário