27 de junho de 2012
Água, esgoto, consumo consciente...
No dia 18/06 houve uma palestra na escola com a Cia Águas de Joinville para todos os alunos, com o tema: Água, esgoto, consumo consciente. Agradecemos a parceria!
Com as turmas de 5ºs anos da professora Sandra, o tema esgoto sanitário e doenças recorrentes pela falta dele, foi trabalhado partindo do site: http://www.canalkids.com.br/higiene/guerra/esgoto2.htm .
Assistiram a duas reportagens exibidas no Jornal Nacional (JN no Ar) no dia 31/05 e 01/06 que tratam de cidades com esgoto sanitário e outra sem esgoto sanitário, para discutirem o assunto em sala de aula.
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/06/obras-de-saneamento-basico-levam-qualidade-de-vida-uberlandia.html
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/05/moradores-de-teresina-convivem-com-agua-de-esgoto-ceu-aberto.html
As turmas de 3ºs e 4ºs anos também assistiram os vídeos e desenvolveram atividades a partir deles.
A professora Maria Aparecida realizou com os alunos uma pesquisa com suas famílias. Apresentou os dados em forma de gráficos, assim a turma observou o comportamento das famílias e discutiram pontos a melhorar. Nas aulas de Educação Física, o professor Bira abordou o assunto com os alunos com o tema "Qualidade de Vida".
O grupo de teatro não para. Continua visitando às obras de saneamento no entorno da escola, recebendo informações dos profissionais envolvidos e compartilhando com os demais alunos.
Com o objetivo de levar às crianças a conhecer as maiores causas da poluição no rio e, transmitir um sentimento de respeito à água que está sendo agredida pela poluição das cidades, a professora Susana propôs à turma do 1º ano um jogo totalmente criado por eles.
O jogo simula um rio poluído onde os barcos feitos de caixa de papelão, leva os alunos a coletar o lixo encontrado. Com o rio totalmente limpo, o lixo foi separado e colocado nas lixeiras correspondentes. As crianças espontaneamente “tomavam banho no rio limpo, se atiravam e ainda produziam ondas com o tecido”. Não houve competição, a intenção era a educação ambiental onde a criança teve a liberdade de falar o que aprendeu:
“A poluição não deixa o ar entrar na água”. (Ana Clara).
“Cada um tem que fazer a sua parte”. (Amanda Ribeiro)
“Não pode poluir o rio porque mata os animais marinhos”. (Pedro)
“O rio poluído causa várias doenças”. (Ewerton)
“Não polua os rios porque pode faltar água para beber”. (Vinícius).
0 comentários:
Postar um comentário