COMO TUDO COMEÇOU!
VISITA AO RIO ALTO CACHOEIRA PRÓXIMO AO CEI.
Cadê os peixes que estavam aqui? Despertando a curiosidade.
O faz de conta é um importante canal de comunicação com a infância. Sendo uma forma de como a criança compreende e descobre o mundo, possibilitando as interações, explorações e as construções de novos significados, vivenciando as experiências e internalizando aprendizagens.
Com este olhar foi proposto às crianças um passeio pelos arredores da unidade neste local encontra-se o Rio Alto Cachoeira.
Num gostoso faz de conta encontraram uma garrafa (deixada lá pela professora) com uma carta dentro. -Quem deixou esta garrafa aqui? Imediatamente levantaram muitas hipóteses:
-Uma carta pra gente? (Laudelino)
- É da bruxa. (Vitor Hugo)
- Não, ela veio do céu ou é o mapa do tesouro. (Enzo)
As crianças ficaram muito curiosas e encantadas dando asas a imaginação.
A carta estava endereçada adivinha para quem? Para nossa turma e assinada
por um pescador !
Dizia assim: --->
Começamos assim a viver nossa aventura sobre a Água Brilhante.
As crianças ficaram preocupadas e sentindo-se responsáveis, com o problema.
Este momento revelou o quanto a possibilidade deste universo imaginário presente no trabalho envolveu as crianças que se voltaram para a questão do rio poluído.
LEVANTAMENTO PRÉVIO
Após despertar o interesse e curiosidade das crianças foi realizado uma sondagem durante esta visita, depois da leitura da carta.
-O que vocês já sabem sobre o rio?
-Esse rio enche com a chuva a estrada também. (Eduardo).
- Foi o jacaré que colocou o lixo. (Victor Eduardo)
-Não, foram as pessoas. (Eduarda)
-Tem cheiro ruim. ( Maria Fernanda)
-Não, é do tubo fedorento. Essa água fedorenta é ruim pro peixe. (Livian)
E agora? Construindo uma proposta.
Na roda de conversa as crianças se mostravam muito preocupadas com a situação do rio e do pescador, então foi questionado:
E agora? O que vamos fazer? O rio está sujo, como podemos ajudar o pescador?
- Vamos pegar uma peneira e peneirar a água. ( Nathalia)
- Tem que colocar um canudinho e jogar água limpa. ( Victor)
- Tenho uma idéia! Falar com Jesus para melhorar a água. ( Kevelin)
- Tem que tampar o cano fedorento com uma tampa. (Livian)
-Como podemos fazer? Que tal se a gente pesquisar? Aonde podemos pesquisar? Vieram muitas respostas:
- Eu vou falar com meu pai. ( Julia )
- Vamos encontrar o pescador para ele nos ajudar. ( Maria Fernanda)
MONTANDO UM CANTINHO DE NOTÍCIAS
-O que vocês acham se montarmos um cantinho de tudo que a gente pesquisar? Um cantinho de notícias!
Em busca de novas descobertas para ajudar o pescador a solucionar este problema, foi trazido revistas, história em quadrinho, jornais, foi utilizado meios de comunicação para a pesquisa.
Pesquisando em jornais, notebook, livros e revistas encontramos várias informações para ajudar o pescador. As crianças estão empenhadas em salvar o rio. Durante o decorrer do trabalho foi explorado os materiais com leitura e discussão. As crianças folheavam, mostravam entre si o que viam.
- Isso sim que é tragédia. ( Nathália)
- Com o rio desse jeito o peixe não pode respirar. ( Gabriel)
- Coitadinho do bichinho. ( Leonardo)
Descortinava-se então todo o cenário do problema e as crianças foram percebendo que o problema do pescador, na verdade era um problema de todos nós.
APRESENTANDO O PROJETO AOS PAIS
No dia vinte e nove de março realizamos reunião pedagógica de pais para apresentar a proposta pedagógica do ano. Nesta reunião a coordenadora pedagógica Maria Terezinha e professora Ana Paula responsável pelo projeto Água Brilhante apresentaram a proposta da Empresa Águas de Joinville com projeto e explicaram sua importância. Os pais já estavam comentando as falas das crianças em casa referente a proposta, mostrando-se encantados com a preocupação e entusiasmo dos filhos, eles comentavam em casa suas descobertas. Pedimos que registrassem. Confira agora:
Ficamos muito felizes em perceber o envolvimento de todos e o quanto o projeto estava sendo significativo para as crianças.
INFORMANDO À COMUNIDADE.
Na Semana Mundial da Água O Jornal A Noticia esteve no CEI Girassol, para publicar uma reportagem, pois souberam deste importante projeto que estava acontecendo. Quando o fotógrafo entrou na sala as crianças rapidamente disseram:
- É ele o pescador ? O mesmo sorria ao ver a euforia das crianças.
Então contaram o desafio do nosso projeto. Com a reportagem a comunidade foi informada da participação do CEI Girassol no Concurso de Teatro Águas de Joinville com o desenvolvimento do projeto Água Brilhante.
EDUCANDO OS SENTIDOS PARA A SENSIBILIZAÇÃO
Na roda sentamos para ouvir o CD trazido pela a professora
-Que som é este?
-É uma chuva de água.( Eduardo )
-Não, é uma cachoeira! ( Leonardo )
-É uma água.( Alexandre )
-Será que é som de água limpa? O que vocês acham?( professora)
-Se é cachoeira, é limpa! ( Livian )
-É cachoeira sim! Que gostoso! ( Livian )
- Vamos ouvir então.........
TEATRO ÁGUAS DE JOINVILLE:
“ VICENTINO NO MUNDO DAS ÁGUAS”
A pesquisa continua, precisamos de mais informações...
Procuramos informações na Companhia de águas de Joinville.
A Companhia nos trouxe uma surpresa, um Teatro de Bonecos apresentando de forma lúdica e divertida sobre as questões da poluição dos rios.
Para esta programação as crianças confeccionaram convites para as demais turmas envolvendo a todos nesta questão.
Essa apresentação nos trouxe uma reflexão de como cuidar dos rios, da água. As crianças adoraram, a alegria e entusiasmos se fez presente nos rostinhos e olhares curiosos!!
Com nossas pesquisas, conversas, reflexões e a ilustração com o teatro de bonecos ficou claro para as crianças o entendimento do caminho das águas e suas transformações. Algumas falas significativas das crianças :
-Ah profe o esgoto tem que ir para um lugar pra limpar a água, depois ela volta para o rio, a gente vai poder ajudar o pescador, oba! (Eduarda)
-Temos que cuidar também da água, não gastar, não deixar a torneira aberta pra escovar os dentes, não demorar no banho. (Eduardo)
-Ai o meu pai faz a barba no banho, ta gastando muita água, não pode. (Julia)
Confira este momento de muita alegria e aprendizagem!!
PROPONDO BRINCADEIRAS COM A ÁGUA
De onde eu vim? Pra onde eu vou? Pra onde vai o meu cocô?
Vamos brincar um pouquinho com a água pra observá-la?
Levamos bacias cheias de água na quadra:
Com a água limpinha escorrendo pelas mãozinhas, os comentários surgiam entre eles:
-Essa água da pra fazer comida e é boa pra beber. (Camila)
-Ela não tem cor nem cheiro. (Juliana)
-Ela é boa pra brincar. (Maria Fernanda)
-Que tal construirmos barquinho de papel para a brincadeira ficar ainda mais legal? (professora)
-Oba ! (crianças)
Depois de muitas brincadeiras colocamos tinta colorida para observarmos, sua transformação, simbolizando o esgoto.
-Nossa que escura ficou!
-Não da pra mais nada!
-Não dá pra fazer nada com essa água, essa água faz mal! (Vitor Hugo)
-Então temos que jogar fora, aonde vamos jogar. Dá pra molhar as plantas?
- Não.( a resposta foi geral).
-Então vamos jogar na pia e pra onde vai essa água suja?
-Tem que jogar essa água suja no mar que trata a água, depois ela volta pro rio limpa! (Vitor Hugo)
-Isso mesmo Vitor e vocês lembram como vimos nas pesquisas como chamamos pra águas que são sujas.
-Ela vira esgoto.( Livian )
-Toda água que nós usamos pra tudo, ficando suja vira esgoto.
- E quando puxamos a descarga?
- Meu xixi e o cocô vai pros cano. ( Maria Fernanda Salvador)
- E depois?
-Chega no esgoto e vai no rio do pescador.
-Será que indo pro rio está certo?(questionamento da professora)
- Precisa fazer um túnel pra ir pro tratamento. (Livian)
-Não, vamos levar até a estação de tratamento dentro da bacia. ( Nathalia).
OBSERVANDO E COMPARANDO OS DESPERDÍCIOS DE ÁGUA NO NOSSO COTIDIANO.
Da sensibilização a reflexão e Ação
-Como gastamos menos água? Molhando a nossa horta com a mangueira ou com o regador?
- Vamos até lá pra gente verificar?
-Ainda discutimos e as crianças opinaram sobre os momentos de higienização, durante nossa rotina.
Com as informações exploradas as crianças começam a ter uma visão sobre o cuidado que devemos ter com o consumo, cuidado e preservação da água potável. Falas que já revelam novas atitudes:
-Nós gastamos mais água com a mangueira. (Lorenzo)
-A minha mãe molha a cebolinha com a garrafa. ( Anna Julia)
-É, com o regador economizamos água. (Victor Eduardo)
-Já falei pro meu irmão não demorar no banho. ( Maria Fernanda)
2 comentários:
Muito bom! Adorei é isso mesmo turminha, parabéns a todos ...
Estou gostando muito!!!
Projeto com a "carinha das crianças"... estou curiosa para saber os próximos "passos"...
Postar um comentário