Os esboços, com todas as ideias sobre o meio ambiente surgidas dos grupos em
sala, foram transformados em cartazes e expostos no pátio da escola. O que se
percebe, neste momento final de uma atividade, é um contentamento por parte dos
alunos, manifestado pelo orgulho que demonstram ao verem suas produções serem
evidenciadas e compartilhadas com toda a escola. Não são apenas alunos de
outras turmas que param para apreciar, mas grande parte dos funcionários em
geral e, eventualmente, pais e visitantes. Além de socializar ideias através de
frases, desenhos e pequenos textos, este torna-se também um momento de valorização/reconhecimento
e satisfação pelo trabalho realizado.
Descontração! Após vários trabalhos... Leituras, pesquisas,
visitas, trocas de informações, filme, discussões, audições musicais, produções
textuais, entre outros, foram selecionadas palavras-chave, como: Homem;
natureza; meio-ambiente; planeta; poluição; educação ambiental; reciclagem;
desequilíbrio; sustentabilidade; Terra; população; impactos ambientais; fauna;
flora; água; rios e mares; humanidade; entre outras que a professora listou no
quadro, para inspirar a composição da paródia que fará parte do teatro. Depois
da escolha da música a ser parodiada e vários ajustes na letra final da canção,
os momentos mais descontraídos durante todo esse processo, sem dúvida nenhuma,
foram os ensaios da paródia. Foi surpreendente a rapidez com que todos memorizaram a letra da música. Foi
emocionante vê-los todos querendo participar. Foi recompensador ver o resultado final.
0 comentários:
Postar um comentário