Painel de Paisagem Natural: Um painel com uma paisagem foi oportunizado às crianças para que pudessem completar, onde cresce a árvore: na terra/grama, os peixes: nadam no rio, os pássaros: voam no céu, e assim por diante. As crianças foram completando com figuras, auxiliadas pelas professoras que perguntavam, “onde vai o peixe?” e as crianças iam colando, conseguindo fazer essas relações.
Blocos de Brincar: Caixas pequenas foram disponibilizadas às crianças para brincadeiras, e o que elas mais gostaram de fazer: subir, sentar, sobre elas. Então surgiu a ideia de fazer blocos com as fotos das crianças e com imagens de paisagens naturais, animais e alimentos que encontramos na natureza. Assim, então as crianças, com a ajuda das professoras, rasgaram revistas antigas e encheram as caixas para ficar resistente. Após, foram confeccionados os blocos, para então as crianças poderem explorar o brinquedo e as imagens contidas nos blocos, associando que elas também fazem parte do ambiente, da natureza.
Sacolas Ecológicas: Pensamos na confecção das sacolas ecológicas, pois além de servir para o teatro, os pais poderão utilizar as bolsas dos seus filhos para carregarem suas roupas e materiais, substituindo as sacolas descartáveis. Então para deixarem suas marcas, as crianças carimbaram seus pés nas sacolas, criando assim uma linda borboleta, as professoras escreveram seus nomes em cada bolsa. Depois de terminadas, as crianças puderam inventar algumas brincadeiras com as sacolas.
Chocalhos: Após algumas brincadeiras com sucatas, levando em consideração que as crianças produziam sons e se interessavam por eles, foram confeccionados chocalhos pelas crianças, com rolos de papel toalha, para que pudessem dispor de um brinquedo sonoro.
Caminhão da Águas de Joinville: Para o teatro, foi necessário uma representação do serviços da Águas de Joinville, então confeccionamos um caminhão, que estará servindo também como brinquedo para as crianças. Então com a participação do 1º Período Matutino, elaboramos o caminhão. Após pronto, as crianças tiveram a oportunidade de brincar com ele, puxar, explorá-lo.
Rio com Peixes: Foi feita uma brincadeira em sala, com tecidos representando o rio, e colocado peixes feitos de material de sucata, para as crianças explorarem. Logo ao verem o rio e os peixes, foram logo brincar com eles, analisavam, trocavam de peixes entre si, e diziam, “peixe”. Brincaram também com os tecidos, fazendo movimento com eles.
Imagens para exploração e móbiles: As crianças foram acomodadas pelas professoras em forma de roda, e receberam imagens de paisagens naturais e de diversos animais. As crianças olhavam as imagens admiravam-se, alguns nomeavam o que observavam e procuravam mostrar para as professoras e para outras crianças quando a imagem chamava-lhes a atenção. Brincaram com elas e depois ficaram expostas como móbiles para a sala.
3 comentários:
Parabéns pelas várias atividades realizadas com a criançada!!! E desejo sucesso na finalização desta etapa do projeto!
Que lindo o Theo colando o pássaro no céu, participando da construção dos blocos e utilizando um deles para sentar, apontando seus pezinhos carimbados na sacola, apreciando seus amigos músicos, brincando com o caminhão, explorando os rios e os peixinhos, observando gravuras de animais e plantas... quanta criatividade na exploração e reaproveitamento dos materiais utilizados nas diversas atividades. Tudo muito lindo, parabéns! Titia Amanda, ou como diz o Theo "Tida".
O tema explorado no projeto é excelente, pois é em casa que devemos aplicar as simples, mas importantes lições que ajudarão a salvar nosso planeta. Quem aprende e pratica isso desde pequeno, o fará por toda a vida. Parabéns pelo empenho!
Junior
Postar um comentário