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Durante nosso projeto percebi certa inquietação dos alunos sobre o destino do esgoto na ausência ou no mau funcionamento do filtro e fossa e nas instalações das casas. Por isso, foi sugerido às crianças que caminhássemos nas aproximidades da escola, à procura de alguma casa que nos indicasse certo descuido ou “desleixo” pelo destino do esgoto doméstico. Não precisou andar muito para notarmos que bem perto da nossa unidade há casas com esgoto a céu aberto, dando margem a uma reflexão naquele local sobre a importância da instalação do filtro e fosse, sobre o que eles gostariam que fossem diferentes ou quais as conseqüências de quando não há um saneamento básico apropriado. O depoimento de dois alunos nos indica uma evolução de pensamento no que diz respeito a um novo olhar quanto ao destino do esgoto doméstico.
Um dos objetivos do projeto “Esgotamento Sanitário: nosso compromisso é com o presente!” foi o de sensibilizar nossas crianças a refletirem sobre seu importante papel quanto aos cuidados com o meio ambiente e a se posicionar em defesa da natureza, não esperando as ações e atitudes conscientes do próximo, mas de si mesmo. No desenrolar das atividades após percebermos algumas dúvidas das crianças em relação ao destino do esgoto de sua casa (se em sua casa tinha ou não fossa ou filtro...) acreditou-se que fosse fundamental que eles refletissem com a família sobre alguns pontos debatidos durante nossas atividades e por isso, foi preparado um questionário em que as crianças pudessem conversar com sua família sobre essas dúvidas e também refletissem sobre esse novo olhar com o futuro.
As crianças formularam 11 perguntas com respostas de múltipla escolha e uma aberta perguntando sobre o que havia aprendido com o projeto.
Dessas 11 perguntas, foram escolhidas as 7 mais relevantes para os alunos, com intuito de a confeccionarmos gráficos registrando o resultado da pesquisa. Participaram 23 famílias.
A primeira pergunta levantada pelas crianças foi se na casa deles havia fossa e filtro, algo que as inquietaram muito durante as atividades. (Gráfico 1: A sua casa possui fossa e filtro?). Descobrimos que a maioria das casas havia sim fossa e filtro, mas também ficamos surpreendidos de algumas não terem nenhuma das duas, que só havia um ou outro e as demais famílias nem sequer sabiam se havia.
A segunda questão relevante para as crianças foi; Você acha importante a implantação do filtro e fossa durante a construção de uma casa, loja ...? Descobrimos que unanimemente todas as famílias acham que sim, é importante!
A terceira pergunta foi se para a família o saneamento básico na zona rural é responsabilidade do poder público? Infelizmente, percebemos que a maioria das famílias acredita que seja só do poder público a responsabilidade de oferecer o saneamento básico, ou ter os cuidados sobre o mesmo. O nos mostra que muitos ainda não percebem que o papel seria de cada cidadão.
No quarto gráfico ficou registrado felizmente, que mais da metade das famílias reciclam seu lixo, ajudando assim que de uma forma ou de outra, o destino do esgoto doméstico não fosse para os rios ou para o solo. (Gráfico 4: O que sua família faz com o lixo reciclável?). É claro que não podemos nos contentar com tal índice e mas sim precisamos sempre melhorar!
A maior surpresa durante a formulação das perguntas foi exatamente a quinta pergunta, a qual se descobriu com o resultado que mais da metade das famílias não pagam pelo consumo de água, pois não recebem água tratada. A maioria das famílias utiliza água do rio mais próximo de suas casas e nem sabem se esta é própria para o consumo ou não! (Gráfico 5: Sua família paga pelo consumo da água?).
A finalidade dessa pergunta era de posteriormente fazermos uma atividade utilizando a conta de água, o que ficou inviável depois das respostas!
A sexta pergunta importante, diz respeito sobre a economia da água. Nenhuma das famílias, responderam que não economizam o que foi muito bom, a maioria respondeu que podem melhorar indicando certa consciência, e a outra parte que já possuem o hábito de economizar. Essa pergunta foi essencial, pois, apontou que estamos avançando, reconhecendo que podemos e somos capazes de melhorar!
Para finalizar, foi questionado se eles achavam que a comunidade tinha consciência da importância dos cuidados com o destino do esgoto. Percebi que as crianças ficaram meio decepcionadas ao verem que para as famílias, mais da metade da comunidade que vive ali, não tem consciência sobre o destino do esgoto Essa resposta comprovou sobre o resultado do gráfico de número um, onde indicou que menos da metade não tinha nenhuma das duas, ou que só havia um ou outro e as demais famílias nem sequer sabiam se havia também ilustrou bem sobre o depoimento e desabafo dos alunos no vídeo (atividade que ocorreu antes da pesquisa) .
O resultado destas perguntas nos confirmaram sobre o importante papel que cada um possui em fazer a sua parte HOJE para termos um futuro melhor. Os alunos Compreenderam que não depende só de um, ou não podemos esperar o outro fazer para depois fazermos, cada um contribui fazendo sua parte, e assim unimos forças, sonhos e desejos comuns. Perceberam que muitas vezes, vivemos na ignorância e às vezes nem fazemos conta de buscar a verdade ou mesmo de sair da zona de conforto. Concluímos que para termos um planeta melhor para se viver depende da ação de cada um!
" O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas, sem ela, o oceano será menor."
(Madre Teresa de Calcutá)
Quando decidimos nos envolver em um projeto com uma determinada turma, é fundamental obtermos vários colaboradores para que atividades diversificadas sejam oferecidas aos alunos. É também importante que as crianças tenham outros pontos de vistas e o olhar de outros educadores com formas diferentes de observar a realidade.
Sabendo disso, atiçamos os alunos a um trabalho colaborativo com o botom encomendado para um momento muito especial, que seria só oportunizado ao final das atividades. Nessa nova atividade contamos com a disposição e o excelente trabalho da professora de inglês Joseane Correa, que desafiou os alunos a trabalharem em equipe e traduzirem a frase do botom (escolhida por eles mesmos) “Eu faço a minha parte, protejo o meio ambiente” e a procurar outras palavras que ligassem também a palavra MEIO AMBIENTE.
O resultado foi ótimo, e a partir dele, as crianças montaram um painel que seria exposto na festa julina com depoimentos escritos do que até naquele momento o projeto havia “mudado” na visão de futuro deles. O resultado pode ser observado nas fotos abaixo!
Parabéns quinto ano e o nosso muito obrigado a professora Joseane, acreditamos que todas essas atividades ajudem a contribuir para uma maior reflexão desencadeando mudanças em nosso comportamento diante da realidade.
2 comentários:
Muito bom ver os alunos como autores deste trabalho expondo suas ideias e propostas isso faz toda a diferença!
ACHEI MUITO IMPORTANTE SE TODOS CONTINUACE ESSE TRABALHO.PARABENS A TODOS.
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