Nas aulas de Inglês,com a teacher Rita, foi trabalhado um vocabulário referente ao meio ambiente. Os alunos criaram uma frase em inglês com o tema citado. A frase foi escrita em uma camiseta de papel e os alunos fizeram os desenhos referente a frase. Foi feita uma apresentação na sala de aula e cada aluno leu a frase em inglês.
Um trabalho de conscientização também se faz necessário para a equipe de limpeza e merendeiras na escola. A bibliotecária e a atividades complementares reuniu a equipe da limpeza e as merendeiras da escola a fim de envolvê-los no projeto. Um teatro de conscientização quanto ao uso do óleo de cozinha e matérias de tv abordando a importância do esgoto sanitário para a qualidade de vida foram apresentados a eles. Vídeo para demonstrar a quantidade de água que é desperdiçada ou economizada com o uso como: Banho com torneira aberta o tempo todo: são gastos em média 180 litros. - Escovar os dentes com água de um copo e não com a torneira aberta: economia de três litros. - Uma torneira aberta gasta cerca de 12 litros de água por minuto; uma pingando, gera um gasto de aproximadamente 46 litros de água por dia. - Lavar louças com torneira aberta o tempo todo: o desperdício pode chegar a 105 litros. - O gasto de água para lavar um carro é de cerca de 600 litros. Já no dia seguinte, observamos a mudança de comportamento na rotina dos trabalhos: o pátio estava sendo lavado sem o uso da mangueira e sim utilizando-se de baldes. Percebemos o quanto esta ação foi importantes para a equipe que, a partir deste momento teve um olhar diferenciado na questão ambiental.
Partindo da apresentação do vídeo “A Gota Borralheira” foi discutido com os alunos o assunto Poluição dos Rios. Como temos o Rio Jaguarão que circunda a escola, aproveitamos para realizar uma aula de campo. Todos os alunos participaram e muitas observações foram feitas durante toda a semana: encontramos óleo na água, garrafas pet, copos descartáveis, papéis e sacolas plásticas, esgoto sendo despejado, mau-cheiro, animais mortos e aves à procura de alimento. Ao final das observações aconteceram conversas onde os alunos se mostraram bastante críticos em relação ao assunto.
2 comentários:
Eu fui no rio Jaguarão com a minha turma e foi muito legal, foi bem interessante. Foi uma ideia bem criativa que a escola teve. ADOREI
ASS:KAUANA 4º
Que bacana envolver as profissionais de limpeza da escola e as famílias através de ideias tão criativas!
Postar um comentário