Abordar questões referentes à água e suas formas de captação, utilização, reutilização e conservação, bem como todo o ecossistema que permeia essa discussão, torna-se praticamente inevitável no atual momento em que vivemos, no qual as pessoas precisam adquirir consciência da importância de suas atitudes para o convívio em equilíbrio entre homem e meio ambiente.
Partindo de uma concepção de escola e educação que buscam formar cidadãos críticos, capazes de socializar os conhecimentos construídos na escola em seu meio social, o presente projeto tem por objetivo promover a conscientização da comunidade escolar da importância de nossos pequenos hábitos quanto à água, esgotamento sanitário, lixo e reciclagem, para construir um convívio em equilíbrio entre homem e meio ambiente.
Para alcançar tal propósito, atuaremos na constituição de uma "turma referência", que levantará dados, por meio de pesquisas bibliográficas e de campo, acerca do tema proposto, e fará a divulgação destas na unidade escolar, no intuito de envolver as demais turmas da escola, levando aos colegas os conhecimentos adquiridos, por meio de painéis, murais, palestras, teatros entre outros, de cunho informativo e pedagógico.
O fechamento desta abordagem se dará pela montagem da peça teatral inserida no Concurso de Teatro Águas de Joinville, que de forma interdisciplinar trará uma síntese do processo realizado ao longo do período, mesclando concepções lúdicas e informativas, porém mantendo o foco da atenção na importância do processo de conscientização como um todo, e não apenas na peça em si.
Detalhes da aplicação e do desenvolvimento das atividades contidas no projeto serão postados no decorrer dos acontecimentos, a fim de clarificar a forma como o mesmo ocorre, bem como socializar as experiências com os demais participantes e interessados.
1 comentários:
Muito boa a proposta de trabalhar o projeto de maneira interdisciplinar e compartilhar as aprendizagens com todas as turmas da escola.
Postar um comentário