skip to main | skip to sidebar

Portfólio do Concurso de Teatro Águas de Joinville

31 de maio de 2012

PROJETO ÁGUA BRILHANTE - ESSÊNCIA DA VIDA

COMO TUDO COMEÇOU!
 VISITA AO RIO ALTO CACHOEIRA PRÓXIMO AO CEI.
Cadê os peixes que estavam aqui? Despertando a curiosidade.
 O faz de conta é um importante canal de comunicação com a infância. Sendo uma forma de como a criança compreende e descobre o mundo, possibilitando as interações, explorações e as construções de novos significados, vivenciando as experiências e internalizando aprendizagens. Com este olhar foi proposto às crianças um passeio pelos arredores da unidade neste local encontra-se o Rio Alto Cachoeira.
Num gostoso faz de conta encontraram uma garrafa (deixada lá pela professora) com uma carta dentro. -Quem deixou esta garrafa aqui? Imediatamente levantaram muitas hipóteses: 
-Uma carta pra gente? (Laudelino)
 - É da bruxa. (Vitor Hugo)
 - Não, ela veio do céu ou é o mapa do tesouro. (Enzo) 
As crianças ficaram muito curiosas e encantadas dando asas a imaginação. A carta estava endereçada adivinha para quem? Para nossa turma e assinada por um pescador ! Dizia assim: --->

Começamos assim a viver nossa aventura sobre a Água Brilhante. As crianças ficaram preocupadas e sentindo-se responsáveis, com o problema. Este momento revelou o quanto a possibilidade deste universo imaginário presente no trabalho envolveu as crianças que se voltaram para a questão do rio poluído.

LEVANTAMENTO PRÉVIO 
Após despertar o interesse e curiosidade das crianças foi realizado uma sondagem durante esta visita, depois da leitura da carta.
 -O que vocês já sabem sobre o rio? 
-Esse rio enche com a chuva a estrada também. (Eduardo).
 - Foi o jacaré que colocou o lixo. (Victor Eduardo)
 -Não, foram as pessoas. (Eduarda)
 -Tem cheiro ruim. ( Maria Fernanda)
 -Não, é do tubo fedorento. Essa água fedorenta é ruim pro peixe. (Livian)
 E agora? Construindo uma proposta.
Na roda de conversa as crianças se mostravam muito preocupadas com a situação do rio e do pescador, então foi questionado: E agora? O que vamos fazer? O rio está sujo, como podemos ajudar o pescador?
- Vamos pegar uma peneira e peneirar a água. ( Nathalia)
- Tem que colocar um canudinho e jogar água limpa. ( Victor) 
- Tenho uma idéia! Falar com Jesus para melhorar a água. ( Kevelin)
- Tem que tampar o cano fedorento com uma tampa. (Livian) 
-Como podemos fazer? Que tal se a gente pesquisar? Aonde podemos pesquisar? Vieram muitas respostas: - Eu vou falar com meu pai. ( Julia )
- Vamos encontrar o pescador para ele nos ajudar. ( Maria Fernanda) 
MONTANDO UM CANTINHO DE NOTÍCIAS -O que vocês acham se montarmos um cantinho de tudo que a gente pesquisar? Um cantinho de notícias! Em busca de novas descobertas para ajudar o pescador a solucionar este problema, foi trazido revistas, história em quadrinho, jornais, foi utilizado meios de comunicação para a pesquisa. Pesquisando em jornais, notebook, livros e revistas encontramos várias informações para ajudar o pescador. As crianças estão empenhadas em salvar o rio. Durante o decorrer do trabalho foi explorado os materiais com leitura e discussão. As crianças folheavam, mostravam entre si o que viam. - Isso sim que é tragédia. ( Nathália)
- Com o rio desse jeito o peixe não pode respirar. ( Gabriel) 
- Coitadinho do bichinho. ( Leonardo) 
Descortinava-se então todo o cenário do problema e as crianças foram percebendo que o problema do pescador, na verdade era um problema de todos nós. 
APRESENTANDO O PROJETO AOS PAIS No dia vinte e nove de março realizamos reunião pedagógica de pais para apresentar a proposta pedagógica do ano. Nesta reunião a coordenadora pedagógica Maria Terezinha e professora Ana Paula responsável pelo projeto Água Brilhante apresentaram a proposta da Empresa Águas de Joinville com projeto e explicaram sua importância. Os pais já estavam comentando as falas das crianças em casa referente a proposta, mostrando-se encantados com a preocupação e entusiasmo dos filhos, eles comentavam em casa suas descobertas. Pedimos que registrassem. Confira agora:
  Ficamos muito felizes em perceber o envolvimento de todos e o quanto o projeto estava sendo significativo para as crianças. 

INFORMANDO À COMUNIDADE.
Na Semana Mundial da Água O Jornal A Noticia esteve no CEI Girassol, para publicar uma reportagem, pois souberam deste importante projeto que estava acontecendo. Quando o fotógrafo entrou na sala as crianças rapidamente disseram: - É ele o pescador ? O mesmo sorria ao ver a euforia das crianças. Então contaram o desafio do nosso projeto. Com a reportagem a comunidade foi informada da participação do CEI Girassol no Concurso de Teatro Águas de Joinville com o desenvolvimento do projeto Água Brilhante. 

EDUCANDO OS SENTIDOS PARA A SENSIBILIZAÇÃO
 Na roda sentamos para ouvir o CD trazido pela a professora 
-Que som é este? 
-É uma chuva de água.( Eduardo ) 
-Não, é uma cachoeira! ( Leonardo )
-É uma água.( Alexandre ) 
-Será que é som de água limpa? O que vocês acham?( professora)
-Se é cachoeira, é limpa! ( Livian ) 
-É cachoeira sim! Que gostoso! ( Livian ) - Vamos ouvir então......... 
TEATRO ÁGUAS DE JOINVILLE: “ VICENTINO NO MUNDO DAS ÁGUAS”
 A pesquisa continua, precisamos de mais informações... Procuramos informações na Companhia de águas de Joinville. A Companhia nos trouxe uma surpresa, um Teatro de Bonecos apresentando de forma lúdica e divertida sobre as questões da poluição dos rios. Para esta programação as crianças confeccionaram convites para as demais turmas envolvendo a todos nesta questão. Essa apresentação nos trouxe uma reflexão de como cuidar dos rios, da água. As crianças adoraram, a alegria e entusiasmos se fez presente nos rostinhos e olhares curiosos!! Com nossas pesquisas, conversas, reflexões e a ilustração com o teatro de bonecos ficou claro para as crianças o entendimento do caminho das águas e suas transformações. Algumas falas significativas das crianças : 
-Ah profe o esgoto tem que ir para um lugar pra limpar a água, depois ela volta para o rio, a gente vai poder ajudar o pescador, oba! (Eduarda) 
-Temos que cuidar também da água, não gastar, não deixar a torneira aberta pra escovar os dentes, não demorar no banho. (Eduardo) 
-Ai o meu pai faz a barba no banho, ta gastando muita água, não pode. (Julia) 
Confira este momento de muita alegria e aprendizagem!! 

PROPONDO BRINCADEIRAS COM A ÁGUA 
De onde eu vim? Pra onde eu vou? Pra onde vai o meu cocô? Vamos brincar um pouquinho com a água pra observá-la? Levamos bacias cheias de água na quadra: Com a água limpinha escorrendo pelas mãozinhas, os comentários surgiam entre eles:
-Essa água da pra fazer comida e é boa pra beber. (Camila) 
-Ela não tem cor nem cheiro. (Juliana) 
-Ela é boa pra brincar. (Maria Fernanda) 
-Que tal construirmos barquinho de papel para a brincadeira ficar ainda mais legal? (professora)
-Oba ! (crianças)
Depois de muitas brincadeiras colocamos tinta colorida para observarmos, sua transformação, simbolizando o esgoto.
-Nossa que escura ficou! -Não da pra mais nada! -Não dá pra fazer nada com essa água, essa água faz mal! (Vitor Hugo) 
-Então temos que jogar fora, aonde vamos jogar. Dá pra molhar as plantas? - Não.( a resposta foi geral).
-Então vamos jogar na pia e pra onde vai essa água suja? -Tem que jogar essa água suja no mar que trata a água, depois ela volta pro rio limpa! (Vitor Hugo) 
-Isso mesmo Vitor e vocês lembram como vimos nas pesquisas como chamamos pra águas que são sujas.
-Ela vira esgoto.( Livian ) 
-Toda água que nós usamos pra tudo, ficando suja vira esgoto. - E quando puxamos a descarga? - Meu xixi e o cocô vai pros cano. ( Maria Fernanda Salvador) 
- E depois? -Chega no esgoto e vai no rio do pescador. -Será que indo pro rio está certo?(questionamento da professora) 
- Precisa fazer um túnel pra ir pro tratamento. (Livian) -Não, vamos levar até a estação de tratamento dentro da bacia. ( Nathalia).

OBSERVANDO E COMPARANDO OS DESPERDÍCIOS DE ÁGUA NO NOSSO COTIDIANO.
Da sensibilização a reflexão e Ação 
-Como gastamos menos água? Molhando a nossa horta com a mangueira ou com o regador?
- Vamos até lá pra gente verificar? -Ainda discutimos e as crianças opinaram sobre os momentos de higienização, durante nossa rotina. Com as informações exploradas as crianças começam a ter uma visão sobre o cuidado que devemos ter com o consumo, cuidado e preservação da água potável. Falas que já revelam novas atitudes: 
-Nós gastamos mais água com a mangueira. (Lorenzo) 
-A minha mãe molha a cebolinha com a garrafa. ( Anna Julia) 
-É, com o regador economizamos água. (Victor Eduardo) 
-Já falei pro meu irmão não demorar no banho. ( Maria Fernanda)
Postado por Centro de Educação Infantil Girassol
Marcadores: Categoria A, CEI Girassol

2 comentários:

nara leila tv@gmail.com disse...

Muito bom! Adorei é isso mesmo turminha, parabéns a todos ...

31 maio, 2012
Wanessa disse...

Estou gostando muito!!!
Projeto com a "carinha das crianças"... estou curiosa para saber os próximos "passos"...

04 junho, 2012

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
  • Início
  • Materiais de apoio

Realização

Realização

CEIs e Escolas participantes

  • Categoria A (190)
  • Categoria B (103)
  • Categoria C (70)
  • CEI Adhemar Garcia (9)
  • CEI Alzelir Pacheco (8)
  • CEI AMANDOS FINDER (9)
  • CEI Bem Me Quer (9)
  • CEI Branca de Neve (9)
  • CEI Cachinhos de Ouro (9)
  • CEI Castelo Branco (9)
  • CEI Eliane Kruger (9)
  • CEI Espaço da Criança (9)
  • CEI Girassol (9)
  • CEI Itaum (9)
  • Cei Jardim Sofia (9)
  • CEI Jorge Luiz Vanderwegen (9)
  • CEI Juarez Machado (9)
  • CEI Lírio do Campo (9)
  • CEI Miosotis (9)
  • CEI Odorico Fortunato. (6)
  • CEI Pedacinho do Céu (7)
  • CEI Pedro Colin (9)
  • CEI Pedro Ivo Figueiredo de Campos (9)
  • CEI Professora Herondina da Silva Vieira (9)
  • CEI Zé Carioca (9)
  • Cia Águas de Joinville (2)
  • E. M. CAIC Francisco (9)
  • E. M. Deputado Lauro Carneiro de Loyola (9)
  • E. M. Fritz Benkendorf (9)
  • E. M. Pastor Hans Muller (9)
  • E.M. Dom Jaime de Barros Câmara (9)
  • E.M. Dr. Hans Dieter Schmidt - sede (9)
  • E.M. Eugênio Klug (9)
  • E.M. Governador Pedro Ivo Campos (8)
  • E.M. João Costa (9)
  • E.M. Karin Barkemeyer (1)
  • E.M. Pastor Hans Muller (1)
  • E.M. Prefeito Baltasar Buschle (9)
  • E.M. Prof. Francisco Rieper (9)
  • E.M. Prof. Orestes Guimarães. (9)
  • E.M. Professor Saul Sant'Anna de Oliveira Dias (9)
  • E.M. Professora Ada Sant'Anna da Silveira (13)
  • E.M. Valentim João da Rocha (9)
  • E.M.Anita Garibaldi (9)
  • E.M.Pe.Valente Simioni (9)
  • E.M.Prof Bernardo Tank (9)
  • E.M.Profª Thereza Mazzolli Hreisemnou (9)
  • EM Vereador Curt Alvino Monich (7)

Arquivos

Programa de educação ambiental

Programa de educação ambiental

Sites de interesse

  • Vídeos de animação - água
  • Twitter da CIA águas de Joinville
  • CIA Águas de Joinville
  • Blog da Cia. Águas de Joinville

Apoio

Apoio

Visualização de páginas

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright 2010 - Portfólio do Concurso de Teatro Águas de Joinville
Powered by Blogger - Blogger Showcase
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by wpburn