skip to main | skip to sidebar

Portfólio do Concurso de Teatro Águas de Joinville

31 de maio de 2012

Conhecendo a Bacia Hidrográfica do rio do Braço. Será que a água está acabando?


Visualizando nossa rua, nosso rio, nossa  região
Reunidos sobre o tapete na sala informatizada, retomamos o estudo questionando sobre o objetivo de nossa aula passeio e responderam que foi para conhecer a nascente e o rio do Braço que está sujo.
Perguntados sobre o curso do rio disseram:  “por Pirabeiraba”. E onde moramos? “Pirabeiraba”. Mediante pesquisa com os pais socializamos o nome da rua em que moram. Ao problematizarmos se o rio do Braço fica perto de suas casas não souberam responder. Propusemos então viajarmos pela região no Google Earth. Iniciamos a busca do nosso CEI, a rua onde moram que iam nomeando, às vezes indicando pontos de referência. Concluídas as visualizações das ruas, retornamos ao CEI e refizemos o trajeto da aula passeio à nascente e ao rio do Braço. Ficamos maravilhados ao podermos extrair tantas informações deste recurso, pois não só percorremos o curso do rio em estudo como pudemos ver nosso Distrito, a Zona Industrial Norte, Estrada da Ilha, Dona Francisca  e o Bairro Jardim Sofia onde o rio do Braço se encontra com o Rio Cubatão. Identificamos muitos galpões, casas e pequenas florestas separadas. Descobrimos que o rio do Braço é de suma importância para nossa região, pois tantas pessoas, animais, árvores, vegetações, plantações e até indústrias dependem dele.

Conhecendo o diagnóstico da Bacia Hidrográfica do rio do Braço

No dia seguinte nos reunimos cantando cantigas no gramado do CEI, onde uma surpresa de grande valor histórico para nós nos aguardava na casinha surpresa e enriquecer nossa atividade. Tentaram adivinhar, mas foi difícil, até que uma criança lembrou que no dia anterior a professora falara que foi escrito um livro sobre o rio do Braço. Explicamos que lemos todo o livro intitulado “Diagnóstico sobre a Bacia Hidrográfica do rio do Braço” e extraímos o que nos interessa no momento. Socializamos o conteúdo numa linguagem acessível às crianças que interagiram naturalmente durante a conversa. Visando trazer o lúdico para o momento, propomos a brincadeira “quem sabe fica em pé”. Pequenas questões foram elaboradas previamente sobre o assunto e todas as crianças participaram respondendo-as, algumas vezes com a ajuda dos colegas. Por fim, foram expostos livros na roda e puderam escolher um para se aventurar e levar para casa. Confira algumas perguntas e as respostas:
O que está prejudicando o rio do Braço? R.: a sujeira, o lixo que estão jogando nele.
As indústrias estão provocando o quê nessa região? R.: matando os rios.
Para que é utilizada a água do rio? R.: pra molhar as plantações, os animais beberem e usam nas indústrias.
Comer alimentos irrigados com a água desse rio faz mal à nossa saúde? R.: sim, porque a água tem bactérias.
A natureza nessa região foi modificada? Por quem? R.: pelos construtores que cortaram as árvores e construíram grandes casas.
O que está acontecendo com a água do rio do Braço? R.: está poluída e ficando menos.
Pirabeiraba precisa do quê para o esgoto não poluir os rios e termos mais saúde? R.:  tratamento de esgoto.

A água está acabando
Recapitulando o estudo do encontro anterior, conversamos sobre a importância da água para os seres vivos e assim como nós que estamos preocupados com as águas do rio do Braço por estarem poluídas e diminuindo, em todo o planeta há pessoas trabalhando em favor da preservação dos rios,  pois os mananciais estão cada vez mais escassos. Como prova deste fato, propomos assistirmos a um vídeo educativo “Elos da água” e para compreendermos também o processo natural do abastecimento dos lençóis freáticos, das nascentes e porque a água está acabando. Será que nós temos algo a ver com isso?
Após assistirmos o vídeo vários comentários foram feitos pelas crianças como:
“A água boa está faltando no campo e na cidade porque estão cortando muitas árvores”.
“A floresta é que deixa a água fresquinha e faz sombra no rio”.
“O sol evapora a água do rio que não tem árvores perto e nem os animais tem água para beber”.
 “A gente não pode viver sem água”.
“Nosso corpo é quase só água e sangue”.
“O ciclo da água tá mudando. Quando chove tem muita água e dá enchente, e depois falta”.
Linck do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=xbbKUdjb_w8

E de onde vêm a água das nascentes?

Obtivemos algumas respostas  bem interessantes que a visita à nascente do rio do Braço trouxe como:
“Vem da mata”. “Vem da terra, porque ela brota”.
Difícil esta pergunta não. Para favorecer a compreensão do processo natural, levamos um filtro de barro para a sala e perguntamos sobre sua função. “Ele tem água que a gente pode beber”. Exploramos melhor esse assunto e continuando o estudo falamos que além de filtrar a água, nos auxiliaria neste momento a compreender de onde vem a água das nascentes dos rios. Ficaram admirados ao ver o gotejar da água representando o brotar da água na nascente vindo da parte superior do filtro, que na natureza são os lençóis freáticos abastecidos com as chuvas, que precisam ser reabastecidos assim como no filtro, se queremos água. Ficamos bem felizes com a reação das crianças. Alcançamos nosso objetivo.  Contudo novos questionamentos foram surgindo. “Se a água da chuva vai para debaixo da terra e brota na nascente, porque então a água está acabando se chove bastante”?
Responder a esta questão através de uma representação será nosso próximo desafio.

Rio com e sem floresta: o que acontece?

Nos reunimos no saguão cantando músicas sobre a água, a chuva e apresentamos a música: Não destrua o mundo, para salientar que quando Deus fez o mundo fez tudo bonitinho, tudo em seu lugar. Mas o homem não vem cuidando dele como deveria e por isso em especial os rios, estão doentes pedindo ajuda, transmitindo doenças e morte a toda forma de vida. Contudo ainda há esperança, pois também depende de cada um de nós, para revertermos esta realidade. 

Retomamos as perguntas do dia anterior e visando respondê-las, construímos uma maquete: Rio no caixote, para auxiliar as crianças na compreensão do processo de assoreamento dos rios e da função da mata ciliar. Utilizamos materiais como uma caixa de verduras e garrafas pet que recortamos formando o leito do rio. Preenchemos as laterais com terra, de um lado semeamos alpiste e mostarda e do outro, deixamos a terra livre.Questionadas sobre as necessidades dessas sementes para poderem germinar, lembraram que é preciso regá-las e deixar o caixote no sol.  Agora teremos que aguardar as sementes germinarem e quando estiverem crescidas, faremos a experiência da chuva, regando as margens e vendo o resultado.

Postado por Cachinhos
Marcadores: Categoria A, CEI Cachinhos de Ouro

4 comentários:

Anônimo disse...

É gratificante acompanhar as atividades que estão sendo desenvolvidas e perceber o entusiasmo da turma.

01 junho, 2012
Anônimo disse...

Perceber a importância da água para o planeta é fundamental, as crianças estão conseguindo perceber isso, assim no futuro próximo elas mesmas conseguiram comtribuir para a conservação desta água.

02 junho, 2012
Nilsa S. Gramkow disse...

Parabéns as professoras do CEI Cachinhos de Ouro por brindarem o Rio do Braço com este importante projeto e por ensinarem aos pequeninos o vinculo entre água e florestas e que recuperar e preservar a ambas é sinônimo de vida, felicidade e prosperidade para todos. Tivemos a honra de receber no Sítio do Rio do Braço, mais uma turma de crianças do CEI Cachinhos de Ouro, ávidas por conhecimento sobre a vida do Rio do Braço - e como são sábias entendendo a realidade. Nos encantaram ao imediatamente construir sonhos sobre um mundo com a natureza em perfeito equilíbrio e verdadeiramente bom para todos. Nossa gratidão as professoras e principalmente as crianças. Ah, no Sítio do Rio do Braço temos toda a mata ciliar implantada e já dá sinais de contribuir com a oferta de água no rio.
"Todos os rios nascem pequenos,
nenhum rio morre de velhice..."











6

14 junho, 2012
Nilsa S. Gramkow disse...

Parabéns as professoras do CEI Cachinhos de Ouro por brindarem o Rio do Braço com este importante projeto e por ensinarem aos pequeninos o vinculo entre água e florestas e que recuperar e preservar a ambas é sinônimo de vida, felicidade e prosperidade para todos. Tivemos a honra de receber no Sítio do Rio do Braço, mais uma turma de crianças do CEI Cachinhos de Ouro, ávidas por conhecimento sobre a vida do Rio do Braço - e como são sábias entendendo a realidade. Nos encantaram ao imediatamente construir sonhos sobre um mundo com a natureza em perfeito equilíbrio e verdadeiramente bom para todos. Nossa gratidão as professoras e principalmente as crianças. Ah, no Sítio do Rio do Braço temos toda a mata ciliar implantada e já dá sinais de contribuir com a oferta de água no rio.
"Todos os rios nascem pequenos,
nenhum rio morre de velhice..."











6

14 junho, 2012

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
  • Início
  • Materiais de apoio

Realização

Realização

CEIs e Escolas participantes

  • Categoria A (190)
  • Categoria B (103)
  • Categoria C (70)
  • CEI Adhemar Garcia (9)
  • CEI Alzelir Pacheco (8)
  • CEI AMANDOS FINDER (9)
  • CEI Bem Me Quer (9)
  • CEI Branca de Neve (9)
  • CEI Cachinhos de Ouro (9)
  • CEI Castelo Branco (9)
  • CEI Eliane Kruger (9)
  • CEI Espaço da Criança (9)
  • CEI Girassol (9)
  • CEI Itaum (9)
  • Cei Jardim Sofia (9)
  • CEI Jorge Luiz Vanderwegen (9)
  • CEI Juarez Machado (9)
  • CEI Lírio do Campo (9)
  • CEI Miosotis (9)
  • CEI Odorico Fortunato. (6)
  • CEI Pedacinho do Céu (7)
  • CEI Pedro Colin (9)
  • CEI Pedro Ivo Figueiredo de Campos (9)
  • CEI Professora Herondina da Silva Vieira (9)
  • CEI Zé Carioca (9)
  • Cia Águas de Joinville (2)
  • E. M. CAIC Francisco (9)
  • E. M. Deputado Lauro Carneiro de Loyola (9)
  • E. M. Fritz Benkendorf (9)
  • E. M. Pastor Hans Muller (9)
  • E.M. Dom Jaime de Barros Câmara (9)
  • E.M. Dr. Hans Dieter Schmidt - sede (9)
  • E.M. Eugênio Klug (9)
  • E.M. Governador Pedro Ivo Campos (8)
  • E.M. João Costa (9)
  • E.M. Karin Barkemeyer (1)
  • E.M. Pastor Hans Muller (1)
  • E.M. Prefeito Baltasar Buschle (9)
  • E.M. Prof. Francisco Rieper (9)
  • E.M. Prof. Orestes Guimarães. (9)
  • E.M. Professor Saul Sant'Anna de Oliveira Dias (9)
  • E.M. Professora Ada Sant'Anna da Silveira (13)
  • E.M. Valentim João da Rocha (9)
  • E.M.Anita Garibaldi (9)
  • E.M.Pe.Valente Simioni (9)
  • E.M.Prof Bernardo Tank (9)
  • E.M.Profª Thereza Mazzolli Hreisemnou (9)
  • EM Vereador Curt Alvino Monich (7)

Arquivos

Programa de educação ambiental

Programa de educação ambiental

Sites de interesse

  • Vídeos de animação - água
  • Twitter da CIA águas de Joinville
  • CIA Águas de Joinville
  • Blog da Cia. Águas de Joinville

Apoio

Apoio

Visualização de páginas

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright 2010 - Portfólio do Concurso de Teatro Águas de Joinville
Powered by Blogger - Blogger Showcase
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by wpburn