skip to main | skip to sidebar

Portfólio do Concurso de Teatro Águas de Joinville

31 de maio de 2012

Consumo e transformação... Passeio pelo bairro ... rio Cubatão

Na casa e também na escola entram e saem pessoas, entram alimentos e água, saem dejetos e lixo. A água e os alimentos são modificados ao cozinharmos, ao fazermos a limpeza e o asseio pessoal. Tanto os resíduos eliminados pelo corpo quanto o lixo doméstico não podem permanecer na casa. Assim, os dejetos devem ser lançados para fora da casa, isto é, para o ambiente. Mas, se a casa precisa se manter limpa para que as pessoas não contraiam doenças, o ambiente também necessita cuidados. É necessário, portanto, que as trocas com o ambiente sejam feitas de modo a garantir a sua preservação. Para perceber como esta troca com o ambiente ocorre em nosso bairro, realizamos um passeio para observar a água do rio Cubatão e de alguns córregos que passam perto da escola.













Neste passeio percebemos que em nossa comunidade encontramos casa com fossa séptica, loteamentos replantando a mata ciliar e infelizmente outras com o esgoto derramado diretamente nos córregos, ao se depararem com os canos de esgoto, muitos alunos exclamaram – Que nojo! Mas a aluna Rebecca fez um comentário muito pertinente para nosso aprendizado: - Todos estão com nojo, mas é assim em quase todas as nossas casas, precisamos modificar isto. Outros comentaram: - Isto vai pro rio onde tomamos banho. – Podemos ficar doentes, com dor de barriga.

No rio Cubatão, local onde no verão a maioria dos alunos toma banho e se diverte, verificamos que a água aparenta estar bem limpa, com peixinhos nadando sendo um lugar muito belo, observando a beleza do lugar questiono os alunos – Se as casas continuarem derramando seus esgotos no rio será que ele vai continuar assim lindo e cheio de vida? Todos responderam que NÃO, então a aluna Amanda deu uma bela sugestão: "Professora podemos aprender mais sobre as formas de limpar o esgoto, e mostrar para as pessoas, e assim cuidar de nosso rio".
Então decidimos que pesquisar sobre as formas de tratamento do esgoto seria o próximo passo de nosso projeto.

Postado por Arte educadora Alexandra Obenaus 2 comentários
Marcadores: Categoria B, E. M. Fritz Benkendorf

Conhecendo a Bacia Hidrográfica do rio do Braço. Será que a água está acabando?


Visualizando nossa rua, nosso rio, nossa  região
Reunidos sobre o tapete na sala informatizada, retomamos o estudo questionando sobre o objetivo de nossa aula passeio e responderam que foi para conhecer a nascente e o rio do Braço que está sujo.
Perguntados sobre o curso do rio disseram:  “por Pirabeiraba”. E onde moramos? “Pirabeiraba”. Mediante pesquisa com os pais socializamos o nome da rua em que moram. Ao problematizarmos se o rio do Braço fica perto de suas casas não souberam responder. Propusemos então viajarmos pela região no Google Earth. Iniciamos a busca do nosso CEI, a rua onde moram que iam nomeando, às vezes indicando pontos de referência. Concluídas as visualizações das ruas, retornamos ao CEI e refizemos o trajeto da aula passeio à nascente e ao rio do Braço. Ficamos maravilhados ao podermos extrair tantas informações deste recurso, pois não só percorremos o curso do rio em estudo como pudemos ver nosso Distrito, a Zona Industrial Norte, Estrada da Ilha, Dona Francisca  e o Bairro Jardim Sofia onde o rio do Braço se encontra com o Rio Cubatão. Identificamos muitos galpões, casas e pequenas florestas separadas. Descobrimos que o rio do Braço é de suma importância para nossa região, pois tantas pessoas, animais, árvores, vegetações, plantações e até indústrias dependem dele.

Conhecendo o diagnóstico da Bacia Hidrográfica do rio do Braço

No dia seguinte nos reunimos cantando cantigas no gramado do CEI, onde uma surpresa de grande valor histórico para nós nos aguardava na casinha surpresa e enriquecer nossa atividade. Tentaram adivinhar, mas foi difícil, até que uma criança lembrou que no dia anterior a professora falara que foi escrito um livro sobre o rio do Braço. Explicamos que lemos todo o livro intitulado “Diagnóstico sobre a Bacia Hidrográfica do rio do Braço” e extraímos o que nos interessa no momento. Socializamos o conteúdo numa linguagem acessível às crianças que interagiram naturalmente durante a conversa. Visando trazer o lúdico para o momento, propomos a brincadeira “quem sabe fica em pé”. Pequenas questões foram elaboradas previamente sobre o assunto e todas as crianças participaram respondendo-as, algumas vezes com a ajuda dos colegas. Por fim, foram expostos livros na roda e puderam escolher um para se aventurar e levar para casa. Confira algumas perguntas e as respostas:
O que está prejudicando o rio do Braço? R.: a sujeira, o lixo que estão jogando nele.
As indústrias estão provocando o quê nessa região? R.: matando os rios.
Para que é utilizada a água do rio? R.: pra molhar as plantações, os animais beberem e usam nas indústrias.
Comer alimentos irrigados com a água desse rio faz mal à nossa saúde? R.: sim, porque a água tem bactérias.
A natureza nessa região foi modificada? Por quem? R.: pelos construtores que cortaram as árvores e construíram grandes casas.
O que está acontecendo com a água do rio do Braço? R.: está poluída e ficando menos.
Pirabeiraba precisa do quê para o esgoto não poluir os rios e termos mais saúde? R.:  tratamento de esgoto.

A água está acabando
Recapitulando o estudo do encontro anterior, conversamos sobre a importância da água para os seres vivos e assim como nós que estamos preocupados com as águas do rio do Braço por estarem poluídas e diminuindo, em todo o planeta há pessoas trabalhando em favor da preservação dos rios,  pois os mananciais estão cada vez mais escassos. Como prova deste fato, propomos assistirmos a um vídeo educativo “Elos da água” e para compreendermos também o processo natural do abastecimento dos lençóis freáticos, das nascentes e porque a água está acabando. Será que nós temos algo a ver com isso?
Após assistirmos o vídeo vários comentários foram feitos pelas crianças como:
“A água boa está faltando no campo e na cidade porque estão cortando muitas árvores”.
“A floresta é que deixa a água fresquinha e faz sombra no rio”.
“O sol evapora a água do rio que não tem árvores perto e nem os animais tem água para beber”.
 “A gente não pode viver sem água”.
“Nosso corpo é quase só água e sangue”.
“O ciclo da água tá mudando. Quando chove tem muita água e dá enchente, e depois falta”.
Linck do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=xbbKUdjb_w8

E de onde vêm a água das nascentes?

Obtivemos algumas respostas  bem interessantes que a visita à nascente do rio do Braço trouxe como:
“Vem da mata”. “Vem da terra, porque ela brota”.
Difícil esta pergunta não. Para favorecer a compreensão do processo natural, levamos um filtro de barro para a sala e perguntamos sobre sua função. “Ele tem água que a gente pode beber”. Exploramos melhor esse assunto e continuando o estudo falamos que além de filtrar a água, nos auxiliaria neste momento a compreender de onde vem a água das nascentes dos rios. Ficaram admirados ao ver o gotejar da água representando o brotar da água na nascente vindo da parte superior do filtro, que na natureza são os lençóis freáticos abastecidos com as chuvas, que precisam ser reabastecidos assim como no filtro, se queremos água. Ficamos bem felizes com a reação das crianças. Alcançamos nosso objetivo.  Contudo novos questionamentos foram surgindo. “Se a água da chuva vai para debaixo da terra e brota na nascente, porque então a água está acabando se chove bastante”?
Responder a esta questão através de uma representação será nosso próximo desafio.

Rio com e sem floresta: o que acontece?

Nos reunimos no saguão cantando músicas sobre a água, a chuva e apresentamos a música: Não destrua o mundo, para salientar que quando Deus fez o mundo fez tudo bonitinho, tudo em seu lugar. Mas o homem não vem cuidando dele como deveria e por isso em especial os rios, estão doentes pedindo ajuda, transmitindo doenças e morte a toda forma de vida. Contudo ainda há esperança, pois também depende de cada um de nós, para revertermos esta realidade. 

Retomamos as perguntas do dia anterior e visando respondê-las, construímos uma maquete: Rio no caixote, para auxiliar as crianças na compreensão do processo de assoreamento dos rios e da função da mata ciliar. Utilizamos materiais como uma caixa de verduras e garrafas pet que recortamos formando o leito do rio. Preenchemos as laterais com terra, de um lado semeamos alpiste e mostarda e do outro, deixamos a terra livre.Questionadas sobre as necessidades dessas sementes para poderem germinar, lembraram que é preciso regá-las e deixar o caixote no sol.  Agora teremos que aguardar as sementes germinarem e quando estiverem crescidas, faremos a experiência da chuva, regando as margens e vendo o resultado.

Postado por Cachinhos 4 comentários
Marcadores: Categoria A, CEI Cachinhos de Ouro

Esgoto, o que fazer? Uma ação pode mudar tudo!

  Conhecendo nossa realidade - Zona de Raízes

 A primeira proposta de atividade sobre o projeto “Esgotamento Sanitário: o nosso compromisso é com o presente”, aconteceu logo no início do ano. No dia 8 de abril, convidamos o Sr. Aroldo e o Sr. Ernesto, funcionários da Fundação 25 de Julho, para realizar uma palestra com intuito de esclarecer sobre o funcionamento do tratamento de esgoto alternativo por zona de raízes, sistema este, já implantado em nossa escola. Foi uma palestra muito rica, a qual os alunos participaram e fizeram muitas perguntas e reflexões interessantes. O resultado foi mais do que esperado, as crianças saíram da aula sensibilizados sobre a importância do destino do lixo doméstico, sobre a reciclagem e o uso consciente da água. Um momento marcante foi a fala da aluna Raíssa que expressou ... “Puxa professora é tanto desleixo com a água e esgoto que dá até vontade de chorar ...” e completou “ … assim, a natureza não vai dar conta”. E os depoimentos não param por aí. Nesse dia, os alunos já desejavam colocar a mão na massa, e revitalizar nosso sistema para garantir o cuidado com o esgoto da escola, permitindo assim, a renovação da água! Para finalizar a atividade cada aluno realizou um texto dissertando sobre a palestra e o resultado foi emocionante como todos podem ver no texto do aluno Bruno Rudnick.


Com o mesmo objetivo anterior, a escola proporcionou aos alunos mais um momento de conhecimento através da palestra oferecida dia 20 de abril com a palestrante Jéssica, funcionária da Empresa Águas de Joinville. Com uma apresentação bastante dinâmica, Jéssica compartilhou com nossos alunos, sobre o atual sistema de coleta, tratamento e distribuição de água e já nos mostrou como serão os futuros sistemas de tratamento de esgoto já que algumas obras de infraestrutura ainda não foram concluídas. Estamos felizes porque a cidade está evoluindo e acordando para a necessidade do aumento da rede de esgoto. A missão de oferecer uma melhor qualidade de vida está sendo cumprida e melhor ainda, sempre valorizando e cuidando do meio ambiente, das pessoas ... enfim da vida!
Postado por E. M. Eugênio Klug 1 comentários
Marcadores: Categoria B, E.M. Eugênio Klug

PROJETO ÁGUA BRILHANTE - ESSÊNCIA DA VIDA

COMO TUDO COMEÇOU!
 VISITA AO RIO ALTO CACHOEIRA PRÓXIMO AO CEI.
Cadê os peixes que estavam aqui? Despertando a curiosidade.
 O faz de conta é um importante canal de comunicação com a infância. Sendo uma forma de como a criança compreende e descobre o mundo, possibilitando as interações, explorações e as construções de novos significados, vivenciando as experiências e internalizando aprendizagens. Com este olhar foi proposto às crianças um passeio pelos arredores da unidade neste local encontra-se o Rio Alto Cachoeira.
Num gostoso faz de conta encontraram uma garrafa (deixada lá pela professora) com uma carta dentro. -Quem deixou esta garrafa aqui? Imediatamente levantaram muitas hipóteses: 
-Uma carta pra gente? (Laudelino)
 - É da bruxa. (Vitor Hugo)
 - Não, ela veio do céu ou é o mapa do tesouro. (Enzo) 
As crianças ficaram muito curiosas e encantadas dando asas a imaginação. A carta estava endereçada adivinha para quem? Para nossa turma e assinada por um pescador ! Dizia assim: --->

Começamos assim a viver nossa aventura sobre a Água Brilhante. As crianças ficaram preocupadas e sentindo-se responsáveis, com o problema. Este momento revelou o quanto a possibilidade deste universo imaginário presente no trabalho envolveu as crianças que se voltaram para a questão do rio poluído.

LEVANTAMENTO PRÉVIO 
Após despertar o interesse e curiosidade das crianças foi realizado uma sondagem durante esta visita, depois da leitura da carta.
 -O que vocês já sabem sobre o rio? 
-Esse rio enche com a chuva a estrada também. (Eduardo).
 - Foi o jacaré que colocou o lixo. (Victor Eduardo)
 -Não, foram as pessoas. (Eduarda)
 -Tem cheiro ruim. ( Maria Fernanda)
 -Não, é do tubo fedorento. Essa água fedorenta é ruim pro peixe. (Livian)
 E agora? Construindo uma proposta.
Na roda de conversa as crianças se mostravam muito preocupadas com a situação do rio e do pescador, então foi questionado: E agora? O que vamos fazer? O rio está sujo, como podemos ajudar o pescador?
- Vamos pegar uma peneira e peneirar a água. ( Nathalia)
- Tem que colocar um canudinho e jogar água limpa. ( Victor) 
- Tenho uma idéia! Falar com Jesus para melhorar a água. ( Kevelin)
- Tem que tampar o cano fedorento com uma tampa. (Livian) 
-Como podemos fazer? Que tal se a gente pesquisar? Aonde podemos pesquisar? Vieram muitas respostas: - Eu vou falar com meu pai. ( Julia )
- Vamos encontrar o pescador para ele nos ajudar. ( Maria Fernanda) 
MONTANDO UM CANTINHO DE NOTÍCIAS -O que vocês acham se montarmos um cantinho de tudo que a gente pesquisar? Um cantinho de notícias! Em busca de novas descobertas para ajudar o pescador a solucionar este problema, foi trazido revistas, história em quadrinho, jornais, foi utilizado meios de comunicação para a pesquisa. Pesquisando em jornais, notebook, livros e revistas encontramos várias informações para ajudar o pescador. As crianças estão empenhadas em salvar o rio. Durante o decorrer do trabalho foi explorado os materiais com leitura e discussão. As crianças folheavam, mostravam entre si o que viam. - Isso sim que é tragédia. ( Nathália)
- Com o rio desse jeito o peixe não pode respirar. ( Gabriel) 
- Coitadinho do bichinho. ( Leonardo) 
Descortinava-se então todo o cenário do problema e as crianças foram percebendo que o problema do pescador, na verdade era um problema de todos nós. 
APRESENTANDO O PROJETO AOS PAIS No dia vinte e nove de março realizamos reunião pedagógica de pais para apresentar a proposta pedagógica do ano. Nesta reunião a coordenadora pedagógica Maria Terezinha e professora Ana Paula responsável pelo projeto Água Brilhante apresentaram a proposta da Empresa Águas de Joinville com projeto e explicaram sua importância. Os pais já estavam comentando as falas das crianças em casa referente a proposta, mostrando-se encantados com a preocupação e entusiasmo dos filhos, eles comentavam em casa suas descobertas. Pedimos que registrassem. Confira agora:
  Ficamos muito felizes em perceber o envolvimento de todos e o quanto o projeto estava sendo significativo para as crianças. 

INFORMANDO À COMUNIDADE.
Na Semana Mundial da Água O Jornal A Noticia esteve no CEI Girassol, para publicar uma reportagem, pois souberam deste importante projeto que estava acontecendo. Quando o fotógrafo entrou na sala as crianças rapidamente disseram: - É ele o pescador ? O mesmo sorria ao ver a euforia das crianças. Então contaram o desafio do nosso projeto. Com a reportagem a comunidade foi informada da participação do CEI Girassol no Concurso de Teatro Águas de Joinville com o desenvolvimento do projeto Água Brilhante. 

EDUCANDO OS SENTIDOS PARA A SENSIBILIZAÇÃO
 Na roda sentamos para ouvir o CD trazido pela a professora 
-Que som é este? 
-É uma chuva de água.( Eduardo ) 
-Não, é uma cachoeira! ( Leonardo )
-É uma água.( Alexandre ) 
-Será que é som de água limpa? O que vocês acham?( professora)
-Se é cachoeira, é limpa! ( Livian ) 
-É cachoeira sim! Que gostoso! ( Livian ) - Vamos ouvir então......... 
TEATRO ÁGUAS DE JOINVILLE: “ VICENTINO NO MUNDO DAS ÁGUAS”
 A pesquisa continua, precisamos de mais informações... Procuramos informações na Companhia de águas de Joinville. A Companhia nos trouxe uma surpresa, um Teatro de Bonecos apresentando de forma lúdica e divertida sobre as questões da poluição dos rios. Para esta programação as crianças confeccionaram convites para as demais turmas envolvendo a todos nesta questão. Essa apresentação nos trouxe uma reflexão de como cuidar dos rios, da água. As crianças adoraram, a alegria e entusiasmos se fez presente nos rostinhos e olhares curiosos!! Com nossas pesquisas, conversas, reflexões e a ilustração com o teatro de bonecos ficou claro para as crianças o entendimento do caminho das águas e suas transformações. Algumas falas significativas das crianças : 
-Ah profe o esgoto tem que ir para um lugar pra limpar a água, depois ela volta para o rio, a gente vai poder ajudar o pescador, oba! (Eduarda) 
-Temos que cuidar também da água, não gastar, não deixar a torneira aberta pra escovar os dentes, não demorar no banho. (Eduardo) 
-Ai o meu pai faz a barba no banho, ta gastando muita água, não pode. (Julia) 
Confira este momento de muita alegria e aprendizagem!! 

PROPONDO BRINCADEIRAS COM A ÁGUA 
De onde eu vim? Pra onde eu vou? Pra onde vai o meu cocô? Vamos brincar um pouquinho com a água pra observá-la? Levamos bacias cheias de água na quadra: Com a água limpinha escorrendo pelas mãozinhas, os comentários surgiam entre eles:
-Essa água da pra fazer comida e é boa pra beber. (Camila) 
-Ela não tem cor nem cheiro. (Juliana) 
-Ela é boa pra brincar. (Maria Fernanda) 
-Que tal construirmos barquinho de papel para a brincadeira ficar ainda mais legal? (professora)
-Oba ! (crianças)
Depois de muitas brincadeiras colocamos tinta colorida para observarmos, sua transformação, simbolizando o esgoto.
-Nossa que escura ficou! -Não da pra mais nada! -Não dá pra fazer nada com essa água, essa água faz mal! (Vitor Hugo) 
-Então temos que jogar fora, aonde vamos jogar. Dá pra molhar as plantas? - Não.( a resposta foi geral).
-Então vamos jogar na pia e pra onde vai essa água suja? -Tem que jogar essa água suja no mar que trata a água, depois ela volta pro rio limpa! (Vitor Hugo) 
-Isso mesmo Vitor e vocês lembram como vimos nas pesquisas como chamamos pra águas que são sujas.
-Ela vira esgoto.( Livian ) 
-Toda água que nós usamos pra tudo, ficando suja vira esgoto. - E quando puxamos a descarga? - Meu xixi e o cocô vai pros cano. ( Maria Fernanda Salvador) 
- E depois? -Chega no esgoto e vai no rio do pescador. -Será que indo pro rio está certo?(questionamento da professora) 
- Precisa fazer um túnel pra ir pro tratamento. (Livian) -Não, vamos levar até a estação de tratamento dentro da bacia. ( Nathalia).

OBSERVANDO E COMPARANDO OS DESPERDÍCIOS DE ÁGUA NO NOSSO COTIDIANO.
Da sensibilização a reflexão e Ação 
-Como gastamos menos água? Molhando a nossa horta com a mangueira ou com o regador?
- Vamos até lá pra gente verificar? -Ainda discutimos e as crianças opinaram sobre os momentos de higienização, durante nossa rotina. Com as informações exploradas as crianças começam a ter uma visão sobre o cuidado que devemos ter com o consumo, cuidado e preservação da água potável. Falas que já revelam novas atitudes: 
-Nós gastamos mais água com a mangueira. (Lorenzo) 
-A minha mãe molha a cebolinha com a garrafa. ( Anna Julia) 
-É, com o regador economizamos água. (Victor Eduardo) 
-Já falei pro meu irmão não demorar no banho. ( Maria Fernanda)
Postado por Centro de Educação Infantil Girassol 2 comentários
Marcadores: Categoria A, CEI Girassol

VISITAS SURPRESA

 VISITA SURPRESA

Ao encontrarem caranguejinhos no C.E.I. as crianças fizeram comentários:

-Olha um bichinho!Ahhhh!!!!!
-Eu acho que é uma aranha!
-Que medo!Ahhhh!!!!
 -Não, é um caranguejinho!
- Ahhhh! Vai me morder!                                         
-Não, é bebezinho, não faz nada né professora?!             
-Como eles vieram parar aqui?
-Eu acho que se perderam da mamãe.
-Eu acho que veio pelo esgoto.
-Ele mora no buraco.
-No buraco aonde?
-No mangue!
-Vamos levar de volta para a mamãe!
-Mas só podemos levar amanhã.
-Como vão se chamar? 
-Aninha, Cacá e Yuri.

No dia seguinte com alegria e expectativa, todos saíram com a missão de devolver os caranguejinhos para a sua casa, seu habitat.

Antes de chegar ao manguezal fomos observando que na rua havia muito papel e saco plástico, na boca de lobo havia papel de bala e feijão, e quando chegamos no manguezal... Que tristeza! Quanto lixo!
Tinha bola, bacia, CD, mochila, monitor, piso, entulho e um cano de 
onde saía uma água suja.




No barro, no meio dos entulhos, vimos  muitos caranguejinhos, atrás das plantas, um grande rio e barulho de passarinhos.Uma natureza que apesar das adversidades vive e se manifesta.
Colocamos os caranguejinhos no chão, demos tchau e eles foram rapidamente procurar um lugar seguro.
Voltamos para o C.E.I. com a missão cumprida pois devolvemos a Aninha, o Cacá e o Yuri mas tristes porque a casa deles está tão suja... O que fazer? Porque as pessoas jogam lixo no manguezal, no chão, na água, nas bocas de lobo? Assim a água não fica limpa, fica suja. E a água suja traz doenças?
-Eu acho que não!
-Traz sim!
-Temos que jogar o lixo no lixeiro para o caminhão levar.
-Temos que limpar o manguezal.
-Vamos ensinar para as pessoas a jogar lixo no lugar certo para não entupir senão chove e enche a rua.
-Como?
-Falando isso pra elas.
-Isso, combinado!
Acho que a nossa missão ainda não terminou...

  




Postado por CEI Lírio do Campo 2 comentários
Marcadores: Categoria A, CEI Lírio do Campo

30 de maio de 2012

Esgoto Tratado: Compromisso com a Saúde e com o Meio Ambiente

RESUMO DO PROJETO: Esgoto Tratado: Compromisso com a Saúde e com o Meio Ambiente. Dentro da atualidade em que vivemos é fundamental que todo esforço possível seja feito para a preservação do meio ambiente em todos os setores da nossa sociedade. Nosso projeto tem como objetivo despertar em nossos alunos, professores, funcionários da escola e comunidade a conscientização e mudança de hábitos para que se tornem agentes multiplicadores da educação ambiental. Com ênfase no esgotamento sanitário, através da conscientização de seus direitos e deveres e o comprometimento necessário, possibilitando assim um exercício pleno da cidadania tendo como resultado a melhoria da qualidade de vida de todos os seres vivos.
Postado por E.M Pastor Hans Muller 0 comentários

E. M. Pastor Hans Muller

Postado por E.M Pastor Hans Muller 0 comentários

Visitando o rio Iririú-mirim

CONHECENDO O RIO QUE PASSA PERTO DO CEI

        No dia vinte e seis de abril propomos a turma do I Período Integral um passeio até o rio Iririú-Mirim, que passa nas proximidades do CEI, para que as crianças pudessem observar as características deste rio. No trajeto as crianças encontraram uma boca de lobo semi-aberta e fizeram alguns comentários como: "Tem água suja", disse o Murilo, "Papel de salgadinho", falou a Maitê e a Isabela comentou: "tem madeira". As professoras explicaram que muitas pessoas, em vez de jogar este material no lixo, jogam nas ruas e quando chove, a água leva para a boca de lobo, às vezes é tanto lixo que as entope, fazendo a água da chuva alagar as ruas, porque não tem lugar para a água escoar.
        Quando estávamos chegando ao rio, Gabrielly apontou dizendo “é lá onde tem aquele lixo”, referindo-se a alguns galhos que estavam jogados na beira do rio. Ao nos aproximarmos do local, as crianças puderam perceber o desrespeito das pessoas pela natureza em relação ao lixo jogado em suas encostas, conforme o grupo caminhava, iam citando os objetos que estavam dentro e fora do rio como: sacos plásticos, garrafas pet’s e de vidro.
        Durante a caminhada de observação as crianças perceberam que em duas casas que estão de frente para o rio, os moradores procuram ter o cuidado de deixar limpo a sua encosta, pois nesta parte estão plantadas flores e árvores. Mais adiante as crianças perceberam também que o rio entrou numa galeria embaixo da rua “e saiu do outro lado”, como o Murilo comentou, sendo que ao sair desta galeria, o rio formou uma pequena queda, em que as crianças puderam perceber a cor da água, Lorena ao observá-la disse: “a água está limpinha”, mas ao lado da queda também havia um tubo de esgoto, sendo que o Murilo constatou: “é a água do esgoto que deixa a água suja”.


REPRESENTAÇÃO DO RIO IRIRIÚ-MIRIM

        No dia nove de maio, realizamos uma roda de conversa, relembrando a visita que o grupo havia feito ao rio Iririú-mirim, mostrando as fotos que foram tiradas durante o passeio.
        Após propomos a representação do rio observado, utilizando materiais diversificados sobre uma cartolina colada na parede. O Gabriel pediu ajuda para a professora para colar a fita adesiva nas tiras de plástico, sendo que elas eram de cores diferentes, ao ser questionado pela professora sobre a sua produção respondeu “aqui é a água limpa e aqui é a água do esgoto que deixa o rio sujo”, Lorena construiu uma ponte com palitos de picolé e a curva no rio parecida com aquela que ela observou no passeio, sendo que do lado da ponte desenhou um círculo dizendo que era “o tubo do esgoto que deixa a água suja”. O restante da turma procurou figuras de árvores e plantas para recortar e colar, sendo que também colaram pedras e folhas secas na produção coletiva.







Postado por CEI Castelo Branco 2 comentários
Marcadores: Categoria A, CEI Castelo Branco

Apresentação do Projeto

        Título: Rio Iririú-mirim: para preservar é só começar!
        A turma do I Período Integral está participando do concurso teatral "Águas para sempre", da companhia Águas de Joinville, com o projeto: "Conhecendo o planeta Terra e a sua geografia".
        Realizando uma roda de conversa para colher dados afim de elaborarmos o projeto da turma, percebemos a necessidade de desenvolver uma pesquisa sobre o planeta Terra, pois as perguntas e curiosidades das crianças eram referentes a sua geografia (praia, lua, elemento natural terra, chuva e rios).
        Ao realizarmos uma visita ao rio Iririú-mirim, localizado no bairro Aventureiro, sentimos a necessidade de realizar uma pesquisa sobre esgotamento sanitário, pois as crianças queriam saber o motivo da água do rio estar escura e o porquê de haver tanto lixo dentro e fora do rio observado.

Objetivos:
* Perceber as agressões que são feitas contra o planeta Terra, desde o desmatamento de árvores até a poluição dos rios;
* Realizar um trabalho de conscientização com as crianças sobre esgotamento sanitário, esclarecendo dúvidas que surgirem ao longo do projeto.


Postado por CEI Castelo Branco 2 comentários
Marcadores: Categoria A, CEI Castelo Branco
Postado por Anônimo 0 comentários
Postado por Anônimo 0 comentários
Postado por Anônimo 0 comentários

29 de maio de 2012

Início projeto - visita a Estação de Tratamento de água

Para iniciar o projeto formamos uma roda de leitura para conhecer e debater sobre o livro “Aventuras de uma gota d´água”, com isto compreendemos melhor a trajetória da água em nosso meio ambiente e as intervenções que o ser humano cria neste ciclo. Através deste debate com os alunos pontuamos nosso saber já adquirido e o que devemos buscar conhecer melhor, para otimizar nosso aprendizado elaboramos uma sequência de atividades;

 Tratamento da água – consumo e transformação – esgoto – tratamento esgoto – meio ambiente 

Tratamento da água; para compreender este processo agendamos uma visita a estação de tratamento de água do Cubatão, que aconteceu no dia 04 onde os alunos vivenciaram o funcionamento de uma ETA e compreenderam de onde vem a água potável de nossas casas e escola.











Após a visita os alunos criaram um texto coletivo que foi apresentado
para as turmas do 1º, 2º e 3º ano, para iniciar esta apresentação os alunos instigaram a curiosidade de seus colegas através de um questionamento:
 - Você sabe de onde vem a água de nossas torneiras?


 Houve várias respostas, e após um pequeno debate os alunos descreveram a visita a estação de tratamento da água, depois da apresentação os alunos realizaram uma leitura coletiva da revista ÁGUA NOSSA livro 3, para visualizar e compreender melhor as etapas do tratamento.
 Então descobrimos de onde vem a água da torneira, sua importância para nossa saúde e seu consumo consciente.
Postado por Arte educadora Alexandra Obenaus 0 comentários
Marcadores: Categoria B, E. M. Fritz Benkendorf

Apresentação do projeto

“A Trajetória de uma gota d´água” 
Nosso projeto surgiu da leitura do  livro "Aventuras de uma gota d´água", que conta a trajetória de uma gota de água e sua amiga Carolina em nosso planeta, pois atualmente, há em todos os segmentos de nossa sociedade a preocupação com o meio ambiente e com a saúde pública, porque a cada dia que passa, temos visto que nosso planeta está ameaçado pela poluição, pelo consumo desenfreado e pela destruição de matas e extinção de animais silvestre. Ou seja, o homem, de forma inconsequente, tem provocado diariamente a destruição de seu habitat natural, colocado em risco a sua própria existência. Assim, nesse contexto surgiram a Educação Ambiental e a Educação Sanitária que podem ser definidas, respectivamente, como as práticas educativas para induzir a população a adquirir hábitos de proteção do planeta e que promovam a saúde e evitem doenças. A Educação Sanitária se realiza na Rede de Ensino Público pela modalidade Formal, através da atuação curricular como tema transversal, tendo como referência pedagógica os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB). No espaço urbano, as construções encanam seu esgoto diretamente na rede fluvial. Já nas zonas rurais, não existe uma rede para ligar-se, e o proprietário acaba sendo responsável pelo seu próprio tratamento de esgoto. Nossa escola esta situada na zona rural, por isto encontramos em nosso bairro residências com fossa séptica e outras sem nenhuma forma de esgotamento sanitário, despejando seu esgoto em pequenos rios ou córregos. Nosso projeto visa elaborar estratégias com foco na formação dos estudantes para serem futuros cidadãos atuantes e comprometidos com a busca de soluções viáveis para os problemas de saneamento ambiental de nosso bairro e região. Este projeto será aplicado pela professora de artes Alexandra Obenaus e pelo professor de educação física Charles Chaplin, com as turmas do 4º e 5º ano.
Postado por Arte educadora Alexandra Obenaus 0 comentários
Marcadores: Categoria B, E. M. Fritz Benkendorf

Conhecendo o rio Itaum Mirim...

Iniciamos o projeto “Água é Vida” apresentando a história “Onde Canta o Sabiá”, abrangendo o meio ambiente em todos seus aspectos: água, solo, ar, plantas e animais, os quais sofrem a interferência humana. A expressão de preocupação e piedade logo se evidenciou no rosto das crianças. Preocuparam-se com ação humana com o meio ambiente. Por meio desse encaminhamento, perceberam a relação entre nós e natureza. O rio Itaum Mirim percorre próximo ao CEI. Nesse percurso o assunto era a variedade de lixo encontrado. Ao chegar lá visualizaram um rio recebendo esgoto de cor escuro, além resíduos sólidos nas margens. A constatação de que não havia condições de ter vida num rio nessas condições logo ficou óbvio. Retiramos uma garrafa dessa água e no retorno a sala, comparamos com outra garrafa de água potável.
Postado por Concurso de Teatro 2012 2 comentários
Marcadores: Categoria A, CEI Eliane Kruger
TEATRO ITINERANTE: ÁGUA LEGAL, VIDA BOA!


O tema do concurso teatral Águas de Joinville deste ano; Esgotamento Sanitário: transformando a cidade,  despertou-nos o interesse pois não é um tema comum de se trabalhar na educação infantil.
Vimos como um grande desafio, já que para nós adultos também faltam informações, ou momentos de reflexão e entendimento sobre o que é saneamento básico.
Através de pesquisa com os pais, conversas com agentes de saúde, associação de moradores e mapa fornecido pela Companhia Águas de Joinville, compilamos alguns dados importantes sobre o saneamento básico do nosso bairro, nossa comunidade.
Verificamos que a rede de esgoto já é uma grata realidade para grande parte das famílias que atendemos em nosso C.E.I., mas não são   todas que  estão utilizando-a de maneira adequada.
Aproveitando a curiosidade das crianças com um caranguejo que apareceu no C.E.I. fomos até ao manguezal e observamos: lixo em bueiros, desperdício de água pelos moradores e o manguezal a “casa”do caranguejo, bem sujo...
Sendo a escola um espaço privilegiado para a formação de valores, hábitos, mudança de comportamento percebemos observando essa realidade, a importância de se trabalhar este tema com as nossas crianças para que elas possam ser multiplicadoras de tudo que for visto e aprendido, fazendo com que as informações sejam repassadas de forma simples, lúdica, teatral, para os pais, familiares e para as demais crianças de outros C.E.Is, em nosso bairro, formando assim uma corrente de amor ao meio ambiente e à vida.
Postado por CEI Lírio do Campo 0 comentários
Marcadores: Categoria A, CEI Lírio do Campo

Projeto: Dona Água em uma aventura milenar!

O ciclo da água nos permite reconhecer a cada momento a AFINIDADE que temos com a história desse planeta afinal, a água que circula em nosso corpo é milenar, dado que a evaporação, a condensação e a precipitação, enfim esse ciclo se movimenta, por toda Gaia.

Os alunos do 3º ano C, da Professora Maisi, que irão participar do Concurso Teatral, na Categoria B, já estão desenvolvendo inúmeras atividades para poderem construir o reconhecimento dessa AFINIDADE com a água e com a vida que ela oportuniza. 

E, uma simples "Gotinha d´água" será a responsável por toda essa aventura milenar que os alunos irão vivenciar. Eles, serão verdadeiros espiões da realidade do ESGOTAMENTO SANITÁRIO e do CONSUMO CONSCIENTE. 

A primeira investigação por eles vivenciada foi a do CONHECIMENTO. Por intermédio de uma palestra realizada pela Cia Águas de Joinville puderam aventurar-se nas primeiras lições de Dona Água. 





E, que muitas outras investigações possam começar!
Postado por Escola Municipal Professora Ada Sant´Anna da Silveira 1 comentários
Marcadores: Categoria B, E.M. Professora Ada Sant'Anna da Silveira

ASSIM É O NOSSO PROJETO...

A participação da Escola no Concurso de Teatro Águas de Joinville 2012, tem como responsável a Professora de Português Ivonete de Oliveira, e, como colaboradoras  as Professoras Gladis Margareth Buse Narloch, Valdirene da Maia e a Mediadora de Leitura Jane Marise de Souza com o Projeto

 "Esgoto Sanitário não é apenas necessário, mas sim, Prioritário"
      
     OBJETIVO: Procurar conscientizar as pessoas da importância do esgoto sanitário levando-as a uma mudança de hábitos e atitudes, tendo como consequência uma vida mais saudável para toda a população e o meio ambiente.

Postado por Loyola 0 comentários
Marcadores: Categoria C, E. M. Deputado Lauro Carneiro de Loyola
Apresentação do projeto: Reescrevendo a história

Objetivo de ensino: Oportunizar situações para que a criança, familiares e comunidade vivenciem e entendam melhor o esgotamento sanitário, demonstrando que o saneamento básico já é uma realidade e que podemos contribuir de alguma forma para valorizar esta obra.

Objetivo de aprendizagem: Compreender os benefícios e a necessidade da implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto, contribuindo com a diminuição de agentes poluentes que são depositados na água depois de utilizá-la.

Descrição do projeto: Com este projeto visamos mostrar como funciona o ciclo do saneamento básico realizado pela Companhia Águas de Joinville, apresentando as obras de esgotamento sanitário que estão acontecendo na cidade, o porquê e a importância das mesmas. Através de pesquisa, palestras e atividades queremos proporcionar mudanças de hábitos e atitudes que poderão contribuir para minimizar os efeitos dos agentes poluentes na água utilizada no dia-a-dia.
Postado por CEI BRANCA DE NEVE 1 comentários
Marcadores: Categoria A, CEI Branca de Neve

28 de maio de 2012

Apresentação da escola

A Escola Municipal Fritz Benkendorf está localizada na Estrada Caminho Curto, em Pirabeiraba zona rural de Joinville. A escola foi fundada no ano de 1958 com o nome de Escola Desdobrada Municipal D’ Oeste que foi construída nesta área doada pelo senhor Fritz Benkendorf. Em agosto de 1996, começou a construção de um novo prédio, Em 1998, a denominação da escola foi alterada para Escola Municipal Fritz Benkendorf, em agosto de 1999 foi implantado o regime integral para atender as necessidades das crianças da comunidade. Em julho de 2006 iniciou-se a ampliação de duas salas de aula, biblioteca/sala informatizada e quadra para práticas de esportes e Educação Física, Frequentando as aulas temos 90 alunos desde a educação infantil, primeiras séries do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e 57 alunos no turno integral, esta sob a direção de Sandra Kuntz. Hoje a escola tem como objetivo despertar a consciência ambiental nos alunos, funcionários e famílias, fazendo com que todos se sintam parte do ambiente que estão inseridos e que também são responsáveis pelo cuidado e manutenção desse ambiente.
Postado por Arte educadora Alexandra Obenaus 0 comentários
Marcadores: Categoria B, E. M. Fritz Benkendorf

Vamos trabalhar com Mathias Gota

Criamos e pintamos uma porção de carinhas do Mathias Gota as quais usaremos para criar inúmeros cartazes que chamaremos de "recados ou alertas do Mathias Gota". Onde serão colocados? Isso decidiremos junto com os alunos dos 1ºs Anos. Quando? Por quê? Calma, tudo a seu tempo.
Postado por E. M. Prof. Orestes Guimarães 0 comentários

Onde usamos água em nossa escola?

Percorremos nossa escola verificando e fotografando onde usamos água em nossa escola. A partir dessas fotos vamos abordar o tema com outras classes e a professora de ciências dos 6ºs Anos se utilizará delas também, para abordar o tema em suas aulas já que "a água" é estudada no programa dessa disciplina.
Postado por E. M. Prof. Orestes Guimarães 0 comentários
Marcadores: Categoria C, E.M. Prof. Orestes Guimarães.

Conhecendo o Blog

O que mais a Companhia Águas de Joinville tem, pra nos mostrar? Fomos conhecer o blog da Companhia.Além é claro de matar nossa curiosidade sobre as outras escolas que estão participando conosco deste concurso, os alunos visitaram as diferentes páginas do blog. Surgiram idéias para o texto de nossa peça.Conhecemos o Mathias Gota e surgiu a idéia de nos aliarmos a esse personagem para executar nossa tarefa na conscientização do bom uso das águas.Como? Isso vamos mostrar numa próxima postagem.
Postado por E. M. Prof. Orestes Guimarães 0 comentários
Marcadores: Categoria C, E.M. Prof. Orestes Guimarães.

Apresentando o Projeto

                                                       
                                O que vai pelo cano?


    Cientes que nossa função na Unidade Escolar é de cuidar e educar e sabendo que a falta de saneamento básico acarreta inúmeros prejuízos ao homem e ao meio ambiente, causando vários tipos de doenças e desconforto, buscaremos despertar em nossas crianças, consciência cidadã através de atitudes de zelar e conservar os serviços públicos existentes, tendo em vista que ela é um ser social e histórico podendo desde pequenos, contribuir para a preservação do meio onde vive. Ela será o que nos levará a sua família que por sua vez, nos levará à comunidade onde em parceria desenvolveremos esse projeto que beneficiará a todos.
   Assim, para que as crianças percebam o mundo ao seu redor, faremos alguns recortes da vida cotidiana. Primeiramente, abordaremos um espaço que está muito próximo delas, a rua e o bairro onde moram, sendo estimuladas a fim de que usem todo seu potencial perceptivo para fazer uma leitura significativa do mundo em que vivem observando, questionando, opinando e propondo possíveis soluções.
   Serão inúmeras questões, hipóteses, relações e associações que as crianças farão em torno deste tema. Em função disso, nosso trabalho em relação ao tema abordado, oferecerá inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que a crianças tem sobre o mundo social e natural. A construção desse conhecimento também é uma das condições necessárias para que elas possam aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente, bem como atitudes relacionadas à sua saúde.
   O projeto será desenvolvido com a turma do 1º período sob a responsabilidade das educadoras Laís Aline Marques e Samira da Rosa Oliveira. Dessa forma buscaremos promover a conscientização para que possamos reverter a situação de degradação do meio ambiente, para assim garantir uma qualidade de vida, partindo da comunidade escolar.


   
Postado por Cei Jardim Sofia 0 comentários
Marcadores: Categoria A, Cei Jardim Sofia

27 de maio de 2012

Resumo do Projeto: Água, o maior bem da terra, preserve!

Quando se fala em saneamento básico, pensa-se somente em esgoto e seu tratamento, mas também inclui-se o abastecimento de água, limpeza pública e coleta de lixo. Saneamento básico é um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região que visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes.Ninguém pode viver sem saneamento, ele é, inclusive, um direito essencial para a cidadania. Sem saneamento básico, as pessoas ficam expostas à doenças graves, e o meio ambiente pode ser duramente prejudicado (solo, vegetação, águas dos mares e dos rios). Trabalhando com este projeto o nosso objetivo é levar as crianças, funcionários e comunidade a reconhecer que a qualidade de vida esta ligada as condições de saneamento básico, e é por meio de atitudes positivas cotidianas que o equilíbrio e o futuro de nosso planeta serão preservados. Cada um pode fazer sua parte para ajudar a nossa Terra sobrecarregada e sofrida. São pequenas ações que não nos custam nada, apenas pedem um pouco de reflexão e um pouco menos egoismo.
Postado por Anônimo 1 comentários
Marcadores: Categoria A, CEI Odorico Fortunato.

26 de maio de 2012

Como tudo começou...


   No início do ano, a maior preocupação era descobrir algum tema que gerasse uma questão problema para iniciarmos um projeto que teria significado às crianças.
    Nas primeiras semanas de adaptação , como as crianças da turma do 1 Período já vão ao  banheiro sozinhas, notamos que muitas delas estavam cometendo alguns erros ao usar o banheiro. Então, fizemos uma roda de conversa com questionamentos como:  Quantas vezes precisamos apertar a descarga ao ir ao banheiro? Quantas vezes é necessário abrir a torneira para lavar as mãos? Para onde vocês acham que vai toda essa água depois que usamos?
    E após a conversa, as crianças foram ao banheiro para ver na prática como seria a maneira mais correta para utilizarmos o banheiro e não desperdiçarmos tanta água.


    Nossa, este foi um momento mágico parece...pois, depois deste dia, a turma passou a utilizar melhor o banheiro, sem excessos com a água.
    Aí, foi possível perceber que já tínhamos nossa questão problema. Começamos a focar o uso consciente da água e o que acontece com a água depois que a usamos.
 As crianças foram querendo saber mais, e assim gerando mais questionamentos: De onde vem a água da chuva? Para onde ela vai? A água que sai da torneira e cai no ralo vai para onde? O que é esse tal de esgoto?... E assim está decorrendo nosso projeto: Cuidando da nosssa água, nome escolhido pelas próprias crianças. 
    Mas, as demais atividades que esta curiosa turminha desenvolveu e está desenvolvendo, vocês verão nas nossas próximas postagens. Até a próxima...
Postado por Cei Espaço da Criança 2 comentários
Marcadores: Categoria A, CEI Espaço da Criança

25 de maio de 2012

VISITA DE ESTUDO AOS MANGUEZAIS DE ALGUNS BAIRROS DE JOINVILLE

Os alunos que fazem parte do concurso de Teatro Águas de Joinville puderam constatar a realidade de alguns bairros da cidade quanto a questão dos manguezais.
O grupo passou por invasões nos bairros Fátima e Espinheiros contando com a orientação da funcionária da SEC Heloisa Corrente (Supervisora de Ensino do Núcleo de Educação Ambiental) e do Coordenador da FUNDEMA Sr Cláudio Lopes (Fiscal Ambiental).
Com esse estudo aprendemos que os manguezais ficam na transição entre a terra e o mar, sofrendo influência direta das marés, que ocorrem em todo o planeta, dentro dos limites das regiões de clima tropical e subtropical.
O Sr Cláudio explicou que hoje, a manutenção destas áreas está comprometida, tendo em vista que não são somente as invasões que assolam estes ecossistemas, mas também a poluição que chega descontroladamente as águas da Baía Babitonga tendo grande parte de sua origem em Joinville, proporcionando uma quantidade exorbitante de lixo, contaminantes, esgoto sem tratamento, entre outros resíduos que são dispensados diretamente no mangues do entorno da Baía.
Quanto à fauna, as espécies que mais se destacam estão os caranguejos, moluscos como as ostras e mexilhões que podem ser encontrados fixados nos troncos das árvores, mamíferos – mão pelada, quatis e lontras, aves costeiras e migratórias além de outros seres que freqüentam os manguezais.
Postado por Loyola 2 comentários
Marcadores: Categoria C, E. M. Deputado Lauro Carneiro de Loyola

Iniciando o Projeto...


Iniciamos a apresentação do projeto Cuidando da Mãe Natureza para as crianças com uma roda de conversa explorando o tema abordado pela empresa Águas de Joinville, o esgotamento sanitário. As crianças ficaram muito curiosas para saber para onde vai água que usamos, já que elas não veem para onde vai. Como atrás do nosso CEI passa um rio, e ele está poluído as crianças disseram que o nosso esgoto vai para este rio, e por isso ele estava tão sujo e fedido, e desta conversa foram surgindo ideias também para formar o teatro. As crianças escolheram seus personagens, e nenhuma quis ficar de fora!

 
  



Postado por CEI Alzelir Pacheco 2 comentários
Marcadores: Categoria A, CEI Alzelir Pacheco
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
  • Início
  • Materiais de apoio

Realização

Realização

CEIs e Escolas participantes

  • Categoria A (190)
  • Categoria B (103)
  • Categoria C (70)
  • CEI Adhemar Garcia (9)
  • CEI Alzelir Pacheco (8)
  • CEI AMANDOS FINDER (9)
  • CEI Bem Me Quer (9)
  • CEI Branca de Neve (9)
  • CEI Cachinhos de Ouro (9)
  • CEI Castelo Branco (9)
  • CEI Eliane Kruger (9)
  • CEI Espaço da Criança (9)
  • CEI Girassol (9)
  • CEI Itaum (9)
  • Cei Jardim Sofia (9)
  • CEI Jorge Luiz Vanderwegen (9)
  • CEI Juarez Machado (9)
  • CEI Lírio do Campo (9)
  • CEI Miosotis (9)
  • CEI Odorico Fortunato. (6)
  • CEI Pedacinho do Céu (7)
  • CEI Pedro Colin (9)
  • CEI Pedro Ivo Figueiredo de Campos (9)
  • CEI Professora Herondina da Silva Vieira (9)
  • CEI Zé Carioca (9)
  • Cia Águas de Joinville (2)
  • E. M. CAIC Francisco (9)
  • E. M. Deputado Lauro Carneiro de Loyola (9)
  • E. M. Fritz Benkendorf (9)
  • E. M. Pastor Hans Muller (9)
  • E.M. Dom Jaime de Barros Câmara (9)
  • E.M. Dr. Hans Dieter Schmidt - sede (9)
  • E.M. Eugênio Klug (9)
  • E.M. Governador Pedro Ivo Campos (8)
  • E.M. João Costa (9)
  • E.M. Karin Barkemeyer (1)
  • E.M. Pastor Hans Muller (1)
  • E.M. Prefeito Baltasar Buschle (9)
  • E.M. Prof. Francisco Rieper (9)
  • E.M. Prof. Orestes Guimarães. (9)
  • E.M. Professor Saul Sant'Anna de Oliveira Dias (9)
  • E.M. Professora Ada Sant'Anna da Silveira (13)
  • E.M. Valentim João da Rocha (9)
  • E.M.Anita Garibaldi (9)
  • E.M.Pe.Valente Simioni (9)
  • E.M.Prof Bernardo Tank (9)
  • E.M.Profª Thereza Mazzolli Hreisemnou (9)
  • EM Vereador Curt Alvino Monich (7)

Arquivos

Programa de educação ambiental

Programa de educação ambiental

Sites de interesse

  • Vídeos de animação - água
  • Twitter da CIA águas de Joinville
  • CIA Águas de Joinville
  • Blog da Cia. Águas de Joinville

Apoio

Apoio

Visualização de páginas

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright 2010 - Portfólio do Concurso de Teatro Águas de Joinville
Powered by Blogger - Blogger Showcase
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by wpburn