Mas, de onde vem
a água?
Iniciamos as atividades do projeto com as
crianças neste mesmo mês. Explicamos às crianças que elas iriam participar de
um projeto sobre o tema água, sobre sua importância, da importância de se
economizar água. Num dia de muito calor, depois de beberem água, questionamos
as crianças numa roda de conversa: “Vocês sabem de onde vem a água” As
respostas foram variadas: “do banheiro, da geladeira, da torneira, do copo”. A
professora do Maternal II A instigou as crianças: “Mas será que a água vem da
torneira?”. Então Ana Clara falou: “Sai lá da torneira. Eu vou te mostrar como
sai água lá da torneira. Prá lavar a boca, as mãos.” Assim, nos apropriamos dos
conhecimentos prévios das crianças quanto à origem da água. Para elas, a água
vinha de muito perto (da cozinha, da torneira, do banheiro).
Já sabendo o que as
crianças pensavam a respeito da origem da água, noutro dia mostraram o cartaz
do Ciclo da Água. Pedimos a elas que observassem suas imagens e dissessem o que
viam. Responderam que era chuva, casa, sol, rio, peixe... Depois as professoras
disseram às crianças que com a ajuda desse cartaz explicariam a elas de onde vem a água. Assim, com a ajuda das imagens, as
professoras explicaram às crianças, em linguagem simples, todo o ciclo da água;
que o sol esquenta a água dos rios, mares e lagos. Essa água evapora e “sobe”
formando as nuvens do céu. As nuvens ficam cada vez mais escuras, carregadas de
água e então chove. A água da chuva cai nos mares, nos lagos, nos rios, nas
plantas e na terra.
As professoras da turma
do Maternal II-B também mostraram o cartaz do ciclo da água para as crianças.
As crianças também foram convidadas a descrever o cartaz e por fim, as
professoras explicaram a origem da
água com esse recurso. Porém, as
professoras perceberam que as crianças não entenderam muito bem o ciclo da
água, pareceu muito abstrato para eles.
Por esse motivo, noutro dia,
as professoras convidaram as crianças a construir um outro cartaz sobre o ciclo
da água com a ajuda de imagens. As professoras perguntavam como começa o ciclo
da água, que imagem poderia representar o que falavam...As crianças deitaram-se
ao redor da cartolina. A professora perguntou: “O que o sol faz?”. Kamilly
respondeu: “Esquenta a água do rio”.Tainá completou: “A água sobe”. João falou:
“Ela vai pra nuvem”. Enquanto as crianças falavam, uma das professoras colava a
imagem que representava o que diziam. Perceberam que assim o tema ficou mais
compreensível para a turma, pois teve a participação das crianças e a
intervenção das professoras questionando-as.
Partindo deste cartaz a
turma do Maternal II-B explorou a música que a turma já conhecia e cantava:
Era uma casinha bem
fechada
Abre a janelinha, deixa o
sol entrar
Perto da casa tem uma
árvore
E os passarinhos pousam
nela assim
Perto da árvore tem uma
ponte
E por baixo dela passa um
rio assim
Tá escurecendo,
trovejando
Fecha a janelinha que já
vai chover
Tchu, tchu, tchu, tchu...
Experiência com água...
A turma do Maternal II-B
também realizou uma experiência que representou o ciclo da água. Tomando os
cuidados necessários para que não ocorresse nenhum acidente, as professoras
trouxeram para a sala uma jarra com água quente. A professora perguntou: “Como
é o ciclo da água?”. Tainá falou: “Vai uma fumacinha”. Anderson surpreendeu as
professoras ao contar todo o ciclo da água. A professora perguntou o que tinha
dentro da jarra. A resposta foi unânime: “ÁGUA”. Depois perguntou: “O que tá
saindo de dentro da água?” Kamilly e Anderson falaram: “Sai fumacinha”. A
professora explicou que a água da jarra estava como a água do rio esquentada
pelo calor do sol, que fica quentinha e sai vapor (fumacinha). Depois colocou um espelho em
cima da boca da jarra e deixou por alguns momentos. Enquanto o espelho absorvia
o calor cantaram: “era uma casinha bem fechada...”.
Depois retirou o espelho
de cima da jarra, mostrou às crianças e perguntou: “O que aconteceu com o
espelho?”. Tainá falou: “Queimou”. Kamilly: ”Ficou fumacinha”. Depois Tainá
aproximou-se do espelho, passou o dedo sobre ele e falou que a fumacinha se
transforma em água. Depois a professora passou o espelho para que todas as
crianças pudessem observá-lo melhor. Anderson falou: “O espelho tá todo molhado”.
As crianças foram pra
aula de educação física. Enquanto isso a professora deixou o espelho sob a
jarra de água quente. Ao voltarem para sala, a professora tirou o espelho de
cima da jarra e passou por cima da cabeça das crianças. As crianças perceberam
que no espelho tinha gotas d`água que pingavam em cima delas. Kamilly comentou:
“O espelho vai pingar!”. Então a professora explicou que é assim que acontece
com a água da chuva, relembrando todo o processo do ciclo da água.
Dia 22 de março-Dia
Mundial da Água
No dia 22 de março a professora do Maternal II-A trouxe o
jornal para a sala e mostrou para as crianças. Na capa havia a foto de duas
mãos juntas em conchinha e por elas água escorrendo, após questionou-as sobre a
foto que viram. Ana Luiza: “Eu vi uma mão pintada de azul” (referindo-se às
unhas pintadas de azul), professora: “E o que tem nessa mão pintada?”, Ana
Luiza: “É água”. A professora falou que era o Dia Mundial da Água, por isso que
tinha essa foto no jornal e também reportagem falando sobre a água. Ana Luiza:
“É por que se não cuidar acaba a água”. A professora mostrou novamente a foto
do jornal e instigou as crianças a falarem sobre ela. Luana: “A água estava
escorrendo”, Gabrielly: “A água estava escorrendo dos dedos”, Victor: “A água
estava escorrendo”. A professora disse: “Essa foto é sobre o Dia Mundial da
Água, porque tem essa foto no jornal?” Ana Luiza: “É porque é para lavar as
mãos. A água é da chuva.” Júlia M. “Tomando banho com a torneira todo dia”,
Júlia G. “Água saindo da unha dela”, Maria Eduarda: “A mulher tá pegando a
água”, Ana Luiza: “Fez uma conchinha escovando os dentes”, Júlia G. “Meu pai tá
pegando água pra lavar a roupa”. A professora mostrou e leu as matérias que falavam
sobre a água, a maioria das crianças ouviu a leitura com curiosidade.
Nesse mesmo dia, no período vespertino, em comemoração ao
Dia Mundial da Água, as professoras do CEI Miosótis apresentaram o teatro;
“Pingo de Água e o Ciclo da Água” na nossa primeira reunião de pais, para as
famílias e as crianças.
As crianças ficaram encantadas com a apresentação na qual abordamos a importância da água para nossas vidas, o desperdício e a origem da água (ciclo da água) numa linguagem acessível às crianças. Foi a nossa oportunidade para apresentar o projeto aos pais e à comunidade e pedir a colaboração de todos nesse desafio.
As crianças ficaram encantadas com a apresentação na qual abordamos a importância da água para nossas vidas, o desperdício e a origem da água (ciclo da água) numa linguagem acessível às crianças. Foi a nossa oportunidade para apresentar o projeto aos pais e à comunidade e pedir a colaboração de todos nesse desafio.
Terminamos o teatro cantando com as crianças:
Água quando está no céu é nuvem
Se você ouvir um trovão
Cabum!!!
Logo a chuva vai cair...
Água quando está no céu é nuvem
Se você ouvir um trovão
Cabum!!!
Logo a chuva vai cair...
0 comentários:
Postar um comentário