Visita
ao Sítio do rio do Braço
Visando reforçar o que
estamos estudando, planejamos uma visita ao Sítio do rio do Braço e ficamos maravilhados
com o que vimos, considerando a preservação da natureza, como o rio do Braço, a
mata ciliar, aliada às benfeitorias como a estação de tratamento de esgoto
biológica, além das explicações gentis da proprietária, ampliando nossa
aprendizagem de uma maneira tão prazerosa. Agradecemos à sra. Nilsa por esta
tarde maravilhosa!!
Retomando a visita ao sítio,
as crianças demonstraram muita alegria ao compartilhar o que puderam ver e
aprender, nos surpreendendo com as falas que transformamos num texto. Vale a pena
conferir:
Conhecendo
o Sítio do rio do Braço
Gostamos
muito de visitar o sítio porque vimos coisas que estamos estudando, como a
estação de tratamento de esgoto que tem lá. Não sentimos nenhum cheiro ruim, só
de mato, de natureza. A estação está numa caixa de cimento e primeiro tem
pedras de rocha grandes, médias e pequenas. Depois é coberto com cascas de
arroz que vem dos descascadores onde é plantado o junco, que é uma planta que
come toda a sujeira do esgoto pela raíz. Ela só vive do esgoto. Nos cantos da
entrada tem um tubo de coleta do esgoto
para poder analisar e vimos que a água que a sra. Nilsa tirou de lá é bem
preta, fedida. Na saída da estação também tem tubos de coleta, para poder
analisar o esgoto depois de passar pela estação e a gente viu que a água sai
limpa, só tem um pozinho preto que é da casca de arroz queimado, porque não tem
um filtro e o cheiro não é ruim. De lá o esgoto vai limpinho para o rio do
Braço e não polui a água. Depois fomos passear pela trilha na mata ciliar ao
lado do rio do Braço. Tinha uma ponte e vimos o rio lindo como da obra de
Monet, cheio de verde em volta e plantinhas sobre a água. Andamos bastante ao
lado do rio e não sentimos cheiro fedido e a sra. Nilsa falou que tem peixe e
até jacaré. A água tava meio escura porque lá também moram capivaras que
reviram a terra. A graminha que a gente viu só cresce em rio limpo e em águas
paradas, que só escorre quando chove, porque só nesse sítio tem mata ciliar que
protege o rio e a água dele é pouca. Ouvimos o barulho da natureza quando
paramos de conversar e caminhar. No final da mata vimos a água do rio saindo
limpinha. Descansamos, fizemos nosso lanche, brincamos no gramado, nos
despedimos da sra Nilsa e voltamos ao CEI bem contentes por tudo que vimos e
aprendemos porque nosso sonho de ter um rio como da obra de Monet é possível.
Produção:
segundo período vespertino
Explorando
algumas folhas da mata ciliar
Fomos presenteados pela
proprietária com uma amostra de folhas para auxiliar as crianças na compreensão
da grande diversidade de plantas e árvores presentes na mata ciliar visitada, o
que nos proporcionou mais um momento significativo.
Estamos trabalhando para
alcançar nosso sonho e já sabemos que precisamos da ajuda de todos para
deixarmos também o rio do Braço no centro de Pirabeiraba limpo, preservado com
a mata ciliar, como no sítio da sra. Nilsa.
Construção
da maquete de uma ETE biológica
A partir da observação e das explicações da sra Nilsa na ocasião da visita ao seu sítio, resolvemos reproduzir a ETE biológica visitada, para socializarmos com todo o CEI e nossos familiares.
Iniciamos a reprodução
desenvolvendo uma dinâmica na qual as crianças se empenharam bastante e se
divertiram. Dividimos a turma em três equipes. A 1ª recolheu no pátio do CEI
pedras pequenas, a 2ª pedras médias e a 3ª pedras maiores (de rocha). Dado o
sinal de início, cada líder escolhido foi com sua equipe à busca das pedras.
Após o tempo combinado para a coleta, nos reunimos para conferirmos os
resultados e para alegria do grupo, todos foram vencedores e foi a maior
vibração! Assim, nesse clima animado e contagiante, nos sentamos no pátio, com
os materiais necessários para a elaboração da mini maquete.
Mediante questionamentos feitos às crianças, a maquete foi sendo construída por eles, tendo como referência o modelo visitado no sítio do rio do Braço. Na 1ª camada: pedras de rocha pequenas, 2ª camada: pedras de rocha médias, 3ª camada: pedras de rocha grandes. Em seguida uma camada de casca de arroz e mudas de junco. Ficamos surpresos com o aprendizado demonstrado pelas crianças durante a construção, não só do modelo, mas revelaram compreensão do funcionamento e da importância de se ter uma ETE, pois como disseram:
Mediante questionamentos feitos às crianças, a maquete foi sendo construída por eles, tendo como referência o modelo visitado no sítio do rio do Braço. Na 1ª camada: pedras de rocha pequenas, 2ª camada: pedras de rocha médias, 3ª camada: pedras de rocha grandes. Em seguida uma camada de casca de arroz e mudas de junco. Ficamos surpresos com o aprendizado demonstrado pelas crianças durante a construção, não só do modelo, mas revelaram compreensão do funcionamento e da importância de se ter uma ETE, pois como disseram:
“Ela devolve a água
do esgoto para o rio sem sujeira, sem poluição e não faz mal pra ele.”
“Nem foi difícil
montar uma ETE.”
“Por isso o rio do Braço tá tão bonito lá no
sítio da Nilsa.”
“Mas o rio também
precisa das árvores como lá no sítio pra ficar vivo e não secar!”
Iniciando os ensaios do teatro
A visita ao sítio do rio do
Braço, está nos motivando a darmos início aos ensaios da nossa peça teatral
como mais um recurso para levar nossa mensagem às pessoas. Cada criança pôde
escolher seu personagem, tornando assim esta atividade bem prazerosa e
participativa.
1 comentários:
Que privilégio, as crianças poderem conhecer o sítio e saberem que é possível transformar o lugar onde moramos para muito melhor. Parabéns!!
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